Peixes que vivem no espelho d'água do Palácio estão morrendo

por ACS — publicado 2012-04-27T00:00:00-03:00
O espelho d'água localizado no Palácio do TJDFT é uma das mais belas estruturas apreciadas na Sede da Justiça local. Com plantas e peixes, costuma ser uma inspiração para os visitantes da Justiça e de Brasília. Além da beleza, alivia a secura típica do Centro-Oeste.

O TJDFT, por meio da sua Secretaria Predial - SEAP, responsável pela manutenção do espelho d'água que tanto admiramos, constatou que o índice de mortalidade dos peixes que vivem no espaço tem aumentado significativamente. Fato que, segundo a Secretaria, ocorre devido, entre outros fatores, ao excesso de alimentação; deposição e decomposição dos alimentos não consumidos; aparecimento de fungos e algas; concorrência entre espécies e diminuição da oxigenação da água.

Nesse sentido, o TJDFT, que mantém contrato com empresa especializada para manutenção do espelho d'água, esclarece que além da limpeza do ambiente, ela é responsável também pela alimentação dos peixes nos quantitativos e na qualidade apropriada para a espécie (carpas) que lá habitam.

Sendo importante manter a beleza e a vida do local, o TJDFT pede que servidores, usuários e visitantes evitem alimentar os peixes e também lançar outras espécies no espelho d'água do Palácio.

O ato aparentemente inofensivo de alimentar os peixes, com farelos de pão e outros tipos de comida, ou introduzir outras espécies de peixes no local, além de sujar o ambiente, contribui para o aumento da mortalidade dos peixes. As ações são nocivas ao ecossitema, pois provocam a predação e a concorrência por alimentos, além da desestabilização do ambiente, reduzindo consideravelmente a oferta de oxigênio.