Programa Justiça Comunitária ministra curso de formação no Rio de Janeiro

por ACS — publicado 2012-04-24T00:00:00-03:00
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro enviou Ofício ao Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios solicitando que a equipe do Programa Justiça Comunitária do TJDFT ministre um curso de formação de equipes naquele Estado.

De acordo com a solicitação, serão formados sete núcleos do Programa Justiça Comunitária nas comunidades do Borel, Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Manguinhos, Providência, Nova Iguaçu e São Gonçalo. "O programa tem por função promover o acesso à justiça por meio da mediação de conflitos, em comunidades, promovendo a cidadania e os direitos humanos inerentes a cada cidadão, com o auxílio de uma equipe multidisciplinar atuando em conjunto com agentes comunitários locais", define o documento.

Mais adiante, o Subsecretário de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Antonio Carlos Biscaia, afirma reconhecer "o brilhante pioneirismo da experiência apresentada por esse Egrégio Tribunal, na condução exitosa do Programa Justiça Comunitária por mais de dez anos". Ele ainda elogia a Juíza de Direito, Gláucia Foley, na condução dos trabalhos do programa.