Servidores do TJDFT contam com van adaptada para transporte de cadeirantes

por ACS — publicado 2012-04-18T00:00:00-03:00
Assista ao vídeo e veja como funciona.

O Presidente do TJDFT, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, entregou aos servidores com deficiênca do Tribunal, uma van adaptada com elevador para o transporte de cadeiras de rodas. Durante a entrega, que aconteceu nesta segunda-feira (16/4), o Presidente ressaltou que "o TJDFT tem trabalhado no sentido de igualar as desigualdades físicas das pessoas".

A van adaptada conta com plataforma elevatória e pode transportar ao mesmo tempo dois cadeirantes e mais seis passageiros, além do motorista.

A aquisição foi uma resposta da administração superior da Casa à reivindicação da técnica judiciária Maria Luciana Albuquerque em nome dos colegas que, como ela, apresentam dificuldade de locomoção. Luciana, que está no Tribunal há apenas um ano e trabalha no Centro Judiciário de Solução de Conflitos, no Fórum Júlio Leal Fagundes, conta que o transporte dará mais autonomia até para seus pais que precisavam levá-la ao trabalho e buscá-la todos os dias. Emocionada, a servidora, que é formada em administração e está terminando o curso de direito, agradeceu ao Presidente Otávio Augusto o que chamou de "iniciativa proativa, uma vez que concede a todos o mesmo direito, independentemente da situação de limitação". Em nome dos demais colegas com deficiência, ressaltou o grande empenho do Núcleo de Inclusão - NIC e da Secretaria de Transportes do Tribunal no sentido de viabilizar a aquisição do veículo.

Com a criação do NIC, vinculado à Presidência, o TJDFT tornou-se o primeiro Tribunal a contar com uma estrutura específica para promover a inclusão social das pessoas com deficiência, antecipando-se à Recomendação nº 27, do Conselho Nacional de Justiça, que prescreve a adoção de "medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais de modo a promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência".