Servidores do TJDFT participam de Projeto de Captação de Doadores de Medula Óssea

por ACS — publicado 2012-04-11T00:00:00-03:00
Na tarde desta quarta-feira, 11 de abril, cerca de quarenta servidores do TJDFT realizaram uma boa ação. Todos, como voluntários, participaram do Projeto de Captação de Doadores de Medula Óssea (Prodom) e visitaram o Hemocentro de Brasília para doação de sangue. As informações identificadas no material sanguíneo de cada doador farão parte do cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

A Presidência do TJDFT, por meio de sua Secretaria de Saúde, desenvolve desde 2010 o Projeto de Captação de Doadores de Medula Óssea (Prodom), previsto no Plano de Gestão do Biênio 2010-2012. O Projeto Institucional conseguiu a adesão de 390 pessoas em 2011. Para dar continuidade ao projeto neste ano de 2012, a Secretaria de Saúde do TJDFT firmou parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília.

As características genéticas ficarão armazenadas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) para eventual doação de medula óssea. Os dados armazenados serão cruzados com as informações dos pacientes que estão na fila do transplante.

Em caso de compatibilidade genética com algum dos pacientes, o futuro doador é informado e chamado a realizar exames complementares. Se o estado de saúde estiver bom e a compatibilidade for confirmada, ele será, então, consultado se deseja realmente fazer a doação. É importante ressaltar que o doador pode desistir a qualquer momento. O doador deve ter entre 18 e 54 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante.

O Projeto de Captação de Doadores de Medula Óssea (Prodom) é um projeto da Presidência do Tribunal, realizado por meio da Secretaria de Saúde (SESA), e integra o Plano de Gestão do Biênio 2010-2012. O Prodom atende ao previsto na Lei 11.930/2009, que instituiu a Semana de Mobilização Nacional para Doadores de Medula Óssea para que órgãos públicos e privados realizem ações de esclarecimento e incentivo à doação.

Ele foi lançado com o objetivo de sensibilizar magistrados e servidores sobre a importância da doação de medula óssea, esclarecendo sobre procedimentos de captação, registro, seleção e doação. Com o Projeto, o Tribunal pretende aumentar o cadastro de doadores voluntários de medula óssea junto ao Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Essa é mais uma ação social do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, que está sempre preocupado em contribuir para uma sociedade mais fraterna. Doar medula óssea, além de ser um ato de cidadania, é um ato de amor.