TJDFT disponibiliza equipamentos para inclusão de servidores

por ACS — publicado 2012-04-16T00:00:00-03:00
Uma van adaptada com elevador para cadeira de rodas e monitores de computadores grandes e com alta qualidade de imagem foram entregues, na tarde de hoje (16/4), pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios aos servidores da Casa com deficiência.

O veículo servirá para o transporte dos servidores com dificuldade de locomoção e os monitores led de 23 polegadas serão utilizados por aqueles com deficiência visual.

Através do Núcleo de Inclusão - NIC, "o TJDFT tem trabalhado no sentido de igualar as desigualdades físicas das pessoas", comentou o Presidente da Casa, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, explicando que "este é um projeto pioneiro e o Tribunal não poderia deixar de participar de toda ação visando a acessibilidade e a inclusão dos servidores". Com a criação do NIC, vinculado à Presidência, o TJDFT tornou-se o primeiro Tribunal a contar com uma estrutura específica para promover a inclusão social das pessoas com deficiência, antecipando-se à Recomendação nº 27, do Conselho Nacional de Justiça, que prescreve a adoção de "medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais de modo a promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência".

A van adaptada conta com plataforma elevatória e pode transportar ao mesmo tempo dois cadeirantes e mais seis passageiros, além do motorista. Durante a cerimônia de entega, que aconteceu na passarela entre o Palácio e o Bloco A do Fórum de Brasília, foi realizada uma demonstração de como funciona o equipamento.

A aquisição foi uma resposta da administração superior da Casa à reivindicação da técnica judiciária Maria Luciana Albuquerque em nome dos colegas que, como ela, apresentam dificuldade de locomoção. Luciana, que está no Tribunal há apenas um ano e trabalha no Centro Judiciário de Solução de Conflitos, no Fórum Júlio Leal Fagundes, conta que o transporte dará mais autonomia até para seus pais que precisavam levá-la ao trabalho e buscá-la todos os dias. Emocionada, a servidora, que é formada em administração e está terminando o curso de direito, agradeceu ao Presidente Otávio Augusto o que chamou de "iniciativa proativa, uma vez que concede a todos o mesmo direito, independentemente da situação de limitação". Em nome dos demais colegas com deficiência, ressaltou o grande empenho do NIC e da Secretaria de Transportes do Tribunal no sentido de viabilizar a aquisição do veículo.

O NIC recebeu também, monitores led de 23 polegadas que serão utilizados por servidores com deficiência visual. De acordo com a titular do Núcleo, Maria José Barbosa, a aquisição é fruto de pesquisa do setor realizada junto aos servidores com deficiência, no Programa Necessidades Diferentes, Oportunidades Iguais.