TJDFT inaugura Fórum para atender à população de Riacho Fundo I e II

por ACS — publicado 2012-04-09T00:00:00-03:00
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, atento às necessidades da população do DF e buscando realizar ações que possam tornar o acesso a Justiça mais fácil e ágil, inaugura no próximo dia 13/4, o Fórum Desembargador Cândido Colombo Cerqueira, para o atendimento da população do Riacho Fundo I e II , estimada, atualmente, em 130 mil cidadãos.

A área construída do Fórum é de 7.632 m² para abrigar, inicialmente, as seguintes Varas: Cível, de Família, Órfãos e Sucessões; Criminal, de Delitos de Trânsito e Tribunal do Júri; Juizado Especial Cível e Criminal e Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Também há espaços reservados para o Ministério Público do Distrito Federal, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e Núcleo de Práticas Jurídicas. Para melhor atender ao público que procurar a Justiça, a construção do Fórum reservou espaço também para a instalação de bancos, lanchonetes e outros serviços.

A obra custou cerca de R$ 14 milhões, com recursos garantidos por meio de uma emenda parlamentar coletiva, com o apoio de toda bancada de deputados federais e senadores, representantes do DF, em 2009. O Fórum conta com elevadores que necessitam de menor consumo de energia, menos ruído e maior conforto; no Tribunal do Júri, há plataforma elevatória para portadores de necessidades especiais; o sistema de iluminação é todo automatizado e há comandos individuais para luminárias próximas às janelas, tudo com o objetivo de atingir uma maior economia de energia e garantir a acessibilidade de todos.

O Fórum Desembargador Cândido Colombo de Cerqueira é uma homenagem ao Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios nos anos de 1972-1974.

As obras foram fiscalizadas pela Coordenadoria de Projetos e Gestão de Contratos de Obras - COB, com o apoio do Departamento de Engenharia e Construção do Comando do Exército Brasileiro.