TJDFT promove ação de incentivo à doação de medula óssea

por ACS — publicado 2012-04-02T00:00:00-03:00
Doar medula óssea, além de ser um ato de cidadania, é um ato de amor

A Presidência do TJDFT, por meio de sua Secretraria de Saúde, desenvolve desde 2010 o Projeto de Captação de Doadores de Medula Óssea (Prodom), previsto no Plano de Ações Estratégicas do Biênio 2010-2012. O Projeto institucional conseguiu a adesão de 390 pessoas em 2011.

Para dar continuidade ao projeto neste ano de 2012, a Secretaria de Saúde do TJDFT firmou parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília. Com isso, no próximo dia 11 de abril, os servidores interessados em ser doadores serão liberardos para serem transportados até o Hemocentro. Para isso serão disponibilizadas 40 vagas no ônibus oferecido pela Fundação Hemocentro.

O transporte aguardará os doadores em frente ao Palácio da Justiça, às 14h. O retorno está previsto para as 16h. Os servidores ativos e inativos que desejam participar precisam apenas fazer um cadastro prévio, por meio do e-mail: sesa.cam@tjdft.jus.br, até o dia 10 de abril para registrar seu interesse. As inscrições devem conter nome completo, matrícula e telefone.

No dia da doação, a Fundação Hemocentro fornecerá declaração de comparecimento. Para fazer a identificação, a pessoa deve levar documento com foto como a carteira de identidade, a habilitação ou passaporte. Não será aceito o crachá funcional. Ao chegar ao Hemocentro de Brasília, um profissional de saúde fará um cadastro e a coleta de uma pequena quantidade de sangue (10 ml) do doador.

As características genéticas ficarão armazenadas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) para eventual doação de medula óssea. Os dados armazenados serão cruzados com as informações dos pacientes que estão na fila do transplante.

Em caso de compatibilidade genética com algum dos pacientes, o futuro doador é informado e chamado a realizar exames complementares. Se o estado de saúde estiver bom e a compatibilidade for confirmada, ele será, então, consultado se deseja realmente fazer a doação. É importante ressaltar que o doador pode desistir a qualquer momento. O doador deve ter entre 18 e 54 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante.

O Projeto de Captação de Doadores de Medula Óssea (Prodom) é um projeto da Presidência do Tribunal, realizado por meio da Secretaria de Saúde (SESA), e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Biênio 2010-2012. O Prodom atende ao previsto na Lei 11.930/2009, que instituiu a Semana de Mobilização Nacional para Doadores de Medula Óssea para que órgãos públicos e privados realizem ações de esclarecimento e incentivo à doação.

Ele foi lançado com o objetivo de sensibilizar magistrados e servidores sobre a importância da doação de medula óssea, esclarecendo sobre procedimentos de captação, registro, seleção e doação. Com o Projeto, o Tribunal pretende aumentar o cadastro de doadores voluntários de medula óssea junto ao Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Essa é mais uma ação social do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, que está sempre preocupado em contribuir para uma sociedade mais fraterna. Doar medula óssea, além de ser um ato de cidadania, é um ato de amor.