TJDFT recebe nova certificação ISO 9001/2008

por ACS — publicado 2012-04-18T00:00:00-03:00
Em solenidade concorrida, no Plenário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Instituto Falcão Bauer da Qualidade renovou a certificação ISO 9001-2008, já concedida anteriormente a alguns serviços realizados pela Secretaria Judiciária e pela Ouvidoria-Geral, e concedeu nova certificação.

O Presidente do TJDFT, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, durante a solenidade, ressaltou que as certificações que estavam sendo renovadas e as que estavam sendo concedidas naquele momento são a demonstração da consciência do TJDFT da sua "responsabilidade de mostrar que a Capital da República tem um Tribunal de Justiça de peso e que deve ser respeitado como o melhor Tribunal do país". Segundo ele, tanto magistrados como servidores não medem esforço para oferecer à população do Distrito Federal o melhor atendimento possível, com alto grau de qualidade, exatamente por saberem que o Tribunal é o único e último recurso da população para fazer valer os seus direitos.

Em seu pronunciamento na solenidade, o gerente comercial do Instituto Falcão Bauer de Qualidade, Vladison Ataíde, elogiou os esforços do Tribunal para manter e expandir o escopo que lhe permitiu receber as certificações. Para ele, trata-se de uma "iniciativa espetacular", que espera seja estendida a outras esferas da administração pública.

Para a entrega da certificação, o Instituto realizou auditoria para a concessão e manutenção do ISO no último mês de março. A sigla "ISO" refere-se á "International Organization for Standardization", que abrange mais de 140 países. A expressão ISO 9000 envolve um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações.

O serviço que recebeu a nova certificação ISO é a "Virtualização de Processos de Recursos Constitucionais para o STJ", da Secretaria Judiciária da Presidência do TJDFT.
A Ouvidoria Geral manteve o escopo da certificação, concedida em 2011, para o acolhimento, sistematização e tratamento das percepções dos usuários da Ouvidoria-Geral quanto aos serviços prestados pelo TJDFT.

O Núcleo de Qualidade do TJDFT acompanhou todas as etapas da autoria, junto com os gestores responsáveis. A busca pela certificação começou em 2009, por iniciativa da Secretaria Judiciária da Presidência, que instituiu o Sistema de Gestão da Qualidade com Certificação ABNT NBR ISO 9001-2008.