Últimos dias para inscrições de novos Agentes Comunitários de Ceilândia

por ACS — publicado 2012-04-26T00:00:00-03:00
Encerram-se na próxima segunda-feira, dia 30 de abril, as inscrições para as vagas de Agentes Comunitários da Justiça que irão atuar exclusivamente na Região Administrativa de Ceilândia.

As vagas abertas desde o ínicio do mês de março, oferecem a oportunidade para que moradores da região, com no mínimo 18 anos, ensino fundamental e disponibilidade de tempo atuem como agentes Comunitários da Justiça junto a comunidade em que vivem. A iniciativa visa desenvolver capacitação específica para a formação da comunidade escolar do DF em Justiça Comunitária a partir dos seus pilares: Educação para os Direitos, Mediação de Conflitos e Animação de Redes Sociais.

O Programa pioneiro no DF, com mais de 10 anos de sucesso, o programa pretende concentrar suas atividades na cidade e formar 3 núcleos na Região Administrativa, que hoje possui uma média de 400 mil habitantes e um dos mais elevados índices de violência do DF. O Programa Justiça Comunitária é coordenado pelas Juízas de Direito Gláucia Falsarella Pereira Foley e Carla Patrícia Frade Nogueira Lopes. Criado há 11 anos pelo TJDFT, o Programa tem contribuído para a democratização do acesso à Justiça por meio de métodos alternativos de solução de conflitos.

Para atuarem no Programa, são capacitados agentes comunitários, voluntários da própria região em que moram, para mediarem conflitos da sua comunidade. Esses agentes compartilham a linguagem e o código de valores da região onde moram, o que auxilia bastante o entendimento entre as partes e a resolução amigável do conflito. O Programa foi vencedor da 2ª edição do Prêmio Innovare, em 2005, na categoria Tribunal de Justiça, e tem sido apontado como referência nacional pelo Ministério da Justiça.

Os interessados, moradores da região, devem procurar o quanto antes o núcleo de Justiça Comunitária no Fórum de Ceilândia e garantir a inscrição ou preencher o formulário no site do TJDFT. Mais informações pelos telefones 3103-9319 ou 3103-8014. As inscrições podem ser feitas também diretamente no Fórum de Ceilândia - sala 201 QNM 11 Área Especial Ceilândia Centro, de 2ª a 6ª feira, de 13h às 18h ou nos Centros de Ensino Fundamental 28, QNP 21, Área Especial, Setor Habitacional Sol Nascente - Ceilândia, de 2ª a 6ª feira das 8h30 às 12h; Centro de Ensino Especial 02, EQNO 12, Área Especial G, Setor "O" - Ceilândia de 2ª a 6ª feira das 8h às 11h / 14h às 17h; CRAS, QNN 15, Área Especial - Módulo A - Ceilândia de 2ª a 5ª das 8h às 18h; também no Grupo Atitude, QNM 21, Conjunto B, Casa 20 - Ceilândia de 2ª a 6ª feira das 9h às 17h; e no CREAS, QNM 16 Módulo A Área Especial, Ceilândia Norte de 2ª a 6ª feira de 08 às 18 horas.