XXVI Copedem encerra os trabalhos neste sábado, 21/4

por ACS — publicado 2012-04-20T00:00:00-03:00
O XXVI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistrados - Copedem foi aberto oficialmente na noite da última quinta-feira, 19/4, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pelo Des Antonio Rulli Júnior, Presidente do Colégio. O evento, que vai até sábado, 21 de abril, está sendo organizado pela Escola de Administração Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, em parceria com a ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados).

Os Desembargadores do TJDFT Mario Machado, Diretor-Geral da Escola de Administração Judiciária do DF, e George Lopes Leite compuseram a Mesa de abertura do evento junto com o Des. Marco Villas Boas, Vice-Presidente do Copedem; Juiz Roberto Bacelar, Presidente da Escola nacional de Magistrados; Des Marcos Allaor - Conselheiro da ENFAM; e Frei Davi Raimundo dos Santos, Diretor Executivo do Instituto Educafro - Educação e Cidadania de Afrodescendentes.

Em seu discurso de abertura, o Des. Rulli destacou que, desde a criação do Copedem, todos os participantes estão "irmanados num só propósito: o de lutar pelo engrandecimento das escolas de magistratura de nossos estados e, com isso, fortalecer o Poder Judiciário brasileiro". O desembargador agradeceu ao Presidente do TJDFT, Des. Otávio Augusto Barbosa, e ao Des. Mario Machado, pelo apoio e esforço despendidos para a realização do encontro. O Presidente do Copedem ainda elogiou a Escola de Administração Judiciária do DF, dizendo tratar-se de uma Escola de Excelência.

Após a abertura, o Des. Mario Machado falou em nome da Escola de Administração Judiciária do DF, e o Des. Marcos Allaor, em nome da Enfam. Em seguida o Juiz Roberto Bacelar ministrou a palestra "A Formação de Magistrados na Pós-modernidade". O Encontro foi finalizado com um jantar oferecido aos participantes.

O Copedem continua até o dia 21 de abril, no Centro Empresarial Brasil 21, sala Porto Seguro. Para a tarde desta sexta-feira, 20/4, está programada a palestra "Reforma do Código Penal Brasileiro", proferida pelo Ministro Gilson Longaro Dipp, Presidente da Comissão de Reforma do Código Penal Brasileiro e Vice-Diretor Geral da ENFAM. Ao final do dia, será redigida a Carta de Brasília. No dia 21 de abril, sábado, um almoço encerrará o evento.

Sobre o Copedem

Criado em julho de 2005, o Copedem (Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistrados) tem por objetivo defender os princípios, as prerrogativas, a independência e as funções institucionais das escolas estaduais da magistratura, bem como a integração e o aumento do intercâmbio entre essas instituições de forma a uniformizar atividades didáticas e acadêmicas e trocar experiências administrativas e culturais entre os participantes.

Clique aqui e veja a programação.