TJDFT abre Semana Mundial do Aleitamento Materno

por ACS — publicado 2012-08-03T18:30:00-03:00

Semana do Aleitamento MaternoO Salão Nobre do Tribunal de Justiça do DF foi palco nesta sexta-feira, 3/8, da Abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno no TJDFT. O evento contou com a presença do 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, Des. Sérgio Bittencourt, na ocasião no exercício da Presidência, do 2º Vice-Presidente, Des. Lecir Manoel da Luz, do Presidente da Associação dos Magistrados do DF (Amagis/DF), juiz Gilmar Tadeu Soriano, da juíza Diretora do Fórum de Samambaia, Gilsara Cardoso Furtado, da Coordenadora do Pro-Ami, Débora Salgado, do Secretário de Estado e Saúde do DF, Rafael Aguiar Barbosa, além de outras autoridades. Na ocasião, também foi inaugurado o BSemana de Aleitamento Maternoanco de Leite do TJDFT.

A solenidade teve início com a apresentação musical das crianças do Berçário Nossa Senhora da Conceição,  do Fórum de Brasília, que alegraram os presentes com três canções. Na sequência, o Pro-Ami homenageou a família da servidora Kellen Almeida e o seu bebê Bernardo, por terem cedido suas imagens para ilustrar a Campanha do Aleitamento Materno do TJDFT deste ano. 

O Secretário de Estado de Saúde, Rafael Aguiar, parabenizou o TJDFT pela parceria com a Secretaria de Saúde do DF no sentido de instalar dentro do Berçário do Fórum de Brasília um posto de coleta de leite humano (Banco de Leite). "Saio daqui feliz, porque o TJDFT vai ajudar a fortalecer ainda mais as crianças, com a melhor vacina que existe, que é o leite materno que sai da sua mãezinha", concluiu.

Ao finalizar o evento, o 1º Vice-Presidente, Des. Sérgio Bittencourt, enalteceu o fato do Tribunal está sempre se envolvendo em ações na área social, que tem como objetivo os direitos humanos. "O TJDFT recebe hoje, num dia festivo, pessoas que tem dedicado seu tempo a políticas de aleitamento materno. A criança, tal como a árvore que precisa da seiva, necessita do leite materno para se desenvolver. Esse evento integra esta próspera cadeia de ações, cuja finalidade é promover a amamentação", finalizou.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece simultaneamente em mais de 150 países. Desde 2008, o TJDFT apoia a ação e realiza semanas dedicadas à questão. Para isso, conta com o apoio do Programa de Assistência Materno-Infantil - Pro-Ami do TJDFT. Além do incentivo ao aleitamento materno, com apoio da administração superior do Tribunal, o Programa de Assistência Materno-Infantil, direcionado aos servidores e magistrados da casa, organiza palestras sobre o tema, o parto e os cuidados com o bebê. E, também, oferece apoio na fase de readaptação ao trabalho, disponibilizando berçários nos fóruns do DF.

Clique aqui e confira o discurso proferido pelo Desembargador Sérgio Bittencourt, no exercício da Presidência, durante o evento.