TJDFT passa a utilizar ônibus movidos a biodiesel

por ACS — publicado 2012-08-02T16:50:00-03:00

onibus1onibus2O TJDFT inova mais uma vez e fortalece sua responsabilidade socioambiental ao incorporar na sua frota oficial 10 ônibus movidos a biodiesel, combustível considerado “limpo”, que emite menos poluentes na atmosfera. Segundo estudos da área de engenharia da Petrobrás, o resíduo do biodiesel é 98% não tóxico, e a previsão de economia com este combustível é de 30%, em relação ao diesel comum.

Os novos ônibus entraram em operação nesta quarta-feira, dia 1º/8. São quatro ônibus urbanos, modelo 2011, com capacidade para 52 passageiros e seis microônibus, modelo 2012 rodoviário, com capacidade para 28 passageiros, que irão operar nas linhas funcionais do Tribunal.

A ação atende à Resolução Nº 403/2008 – Fase V, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, que dispõe sobre a exigência do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para veículos pesados novos.

O TJDFT é o primeiro órgão do Poder Judiciário no Distrito Federal a seguir a resolução que estabelece novos padrões de emissão para os motores veiculares e veículos automotores pesados, nacionais e importados. Além de reduzir a poluição do ar nos centros urbanos, a resolução visa à economia de combustível e ao aprimoramento do conhecimento sobre a emissão de dióxido de carbono e de aldeídos por motores movidos a diesel no país.

Os dez ônibus novos representam 50% da frota de ônibus do Tribunal, destinados ao transporte dos servidores. Segundo a Subsecretaria de Transportes – SUTRA, à medida que a frota for substituída, de acordo com a vida útil dos carros, serão adquiridos novos modelos movidos a biodiesel.