TJDFT promove ações de conscientização de combate ao fumo

por ACS — publicado 2012-08-29T10:00:00-03:00

CabeçaViverDireito


29/08 - Dia Nacional de Combate ao Fumo

No dia em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29/8, o TJDFT destaca que, por meio da Secretaria de Saúde, vem conscientizando os magistrados e servidores quanto aos malefícios do fumo à saúde. As ações buscam apoiar os fumantes a abandonarem o vício e a buscarem formas mais saudáveis de vida. Para o TJDFT, que decidiu Viver Direito, cuidar da saúde e da qualidade de vida dos seus magistrados e servidores é a forma mais responsável de preservar o planeta.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável de mais de 40 doenças e é responsável pela morte de cinco milhões de pessoas anualmente, entre elas os fumantes passivos – que respiram o ar contaminado pela fumaça dos fumantes.

E são diversos os impactos do cigarro no meio ambiente. Estudos mostram que no Brasil para cada mil estufas que são queimadas por safra, cerca de 50 mil metros cúbicos são de madeira de árvores nativas ou de reflorestamento. Entre 1990 e 1998, foi registrado o consumo de cerca de 300 milhões de árvores na produção de fumo na região sul.

A fumaça de cigarro contém monóxido de carbono, e se pensarmos que há cerca de 1,2 bilhão de fumantes em todo o planeta podemos calcular o impacto desta poluição na atmosfera. Quem mora em Brasília sabe que são comuns os focos de incêndios nesta época do ano, decorrentes do descarte irresponsável de bitucas acesas de cigarro. E as bitucas são as maiores responsáveis pelo entupimento dos bueiros de esgoto e poluição de praias das grandes cidades.

  • Os filtros de cigarros atirados em lagos, rios, mares, florestas e jardins podem demorar até 100 anos para se degradarem, e podem provocar queimadas em larga escala;

  • Um cigarro aceso libera, progressivamente, mais de 4 mil compostos químicos na atmosfera, como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, nicotina e alcatrão, que prejudicam a saúde e concentram cerca de 50 substâncias cancerígenas;

  • Uma pessoa que esteja em companhia de um fumante por 8 horas pode respirar uma quantidade de benzopireno (produto cancerígeno) e monóxido de carbono (tóxico) equivalente ao fumo de 30 cigarros;

  • Os plantadores de fumo usam cada vez mais agrotóxicos em suas atividades, causando danos à saúde dos agricultores e ao ecossistema.

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado hoje, 29/8, o TJDFT promove a caminhada “TJDFT – com saúde, sem tabaco”, dia 1º de setembro, sábado. O evento acontecerá no Parque da Cidade, estacionamento 13, área próxima ao Quiosque do Atleta, com início às 8h, e contará com diversas atividades para sensibilizar os participantes sobre os malefícios do uso do tabaco. Participe!

TJDFT: Nossa ação é Viver Direito. Faça sua parte.