Aberta a I Semana de Conciliação 2012 do TJDFT

por ACS — publicado 2012-02-12T23:00:00-03:00
A I Semana de Conciliação de 2012 do TJDFT foi aberta nesta segunda-feira, 13/2, às 12h. Até sexta-feira, 16/2, serão promovidos acordos entre o Cartão BRB e seus devedores nas ações monitórias e revisionais de todas as circunscrições judiciárias, e não apenas de Brasília. Até o momento, cerca de 1.100 processos foram selecionados para a audiência de conciliação. As partes envolvidas estão sendo intimadas para comparecerem no dia e horário

O TJDFT, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB e do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, iniciou os preparativos desta 1ª Semana de Conciliação desde o final de 2011. No total, são 27 bancas de atendimento, sendo 25 para processos que tramitam na 1ª Instância e duas para autos em grau de recurso, 2ª instância. Cada banca atenderá 10 processos e terá um conciliador e um servidor da casa, preferencialmente da vara em que o processo tramita.
Estiveram presentes à abertura da Semana o Presidente do BRB, Jacques Penna, o Presidente do Cartão BRB, Laécio Barros, acompanhado do Diretor de Contabilidade e Administração da empresa, Edilson Veloso, do Gerente de Cobrança, Cleidson Epaminondas e da Assessora Jurídica, Poliana Coelho. As juízas do TJDFT Marilza Gebrim, coordenadora do NUPEMEC, e Luciana Yuki Sorrentino, coordenadora do CEJUSC de Brasília, estarão à frente dos trabalhos durante toda a semana.

Para a juíza Luciana "o TJDFT inicia o ano de 2012 com a expectativa de, com a conciliação, reduzir o tempo de andamento do processo e aumentar a efetividade e qualidade da prestação jurisdicional". O Gerente de Cobrança do BRB Cartões, Cleidson Epaminondas, destacou que "a iniciativa do TJDFT criou para a empresa a possibilidade de estimular a recuperação dos créditos, e para os clientes devedores, viabilizar a renegociação das dívidas, e assim retomar o crédito no mercado". Segundo ele, essa forma de justiça - conciliação - coloca o devedor numa situação de igualdade com o credor, e isso facilita os acordos e resolução dos processos de forma célere.

Em 2011 foram realizadas 5 Semanas de Conciliação e a Semana Nacional, que resultaram em 7.081 acordos, média aproximada de 75%, e arrecadaram mais de 57 milhões. Durante essas semanas foram atendidas 18.492 pessoas.

O evento é realizado no 10º andar do Bloco "A", das 12h às 19h, sendo o último pregão às 18h. O objetivo é promover e estimular a resolução pacífica de conflitos, por meio do consenso entre as partes envolvidas.