Águas Claras recebe pedra fundamental para construção de novo Fórum de Justiça

por ACS — publicado 2012-02-14T23:00:00-03:00
A Região Administrativa de Águas Claras vai receber em breve um novo prédio de Justiça

O Presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, lançou nesta quarta-feira, 15/02, a pedra fundamental para construção do Fórum de Águas Claras.
A nova Casa de Justiça pretende descongestionar a circunscrição de Taguatinga que, em média, atende 25% da demanda de Águas Claras, Vicente Pires e Setor Complementar de Indústria e Abastecimentos, regiões que serão atendidas pela nova sede. O novo Fórum, que já está cercado e com a terraplanagem concluída, terá uma área construída de 6.856 m2, localizada na Quadra 202, Lote 1, Praça Irerê, Águas Claras - DF.

Durante a cerimônia, o Vice-Presidente, desembargador Dácio Vieira e o Corregedor de Justiça, Sergio Bittencourt, se juntaram ao Presidente, desembargador Otávio Augusto Barbosa, para o descerramento da placa que marca o lançamento da pedra fundamental. O Presidente do TJDFT abriu seu discurso ressaltando o apoio irrestrito da atual administração ao primeiro grau de Jurisdição. "Tenho a firme convicção de que é no primeiro grau que a Justiça se faz presente na vida da população" afirmou.

Compareceram à solenidade o Presidente da AMAGIS, juiz Gilmar Tadeu Soriano; a Juíza Assistente da Corregedoria, Marilza Neves Gebrim; o Secretário Geral do TJDFT, Guilherme de Souza Juliano; representando o GDF, o Procurador Jurídico Josafá Dantas do Nascimento; o Diretor Geral do MPDFT, Vetuval Martins Vasconcelos; o Diretor Superintendente da Caenge, Mauro Gilberto Branco Marques;o Administrador Regional de Águas Claras, Manoel Carneiro de Mendonça.

Um dos maiores parques da construção civil do país, Águas Claras aumentou mais de 200% sua população em sete anos, segundo Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio da CODEPLAN. Em 2004 a região contava com 46 mil habitantes e, de acordo com a mesma pesquisa, esse número subiu para 135 mil em 2011.

O terreno para a construção foi doado pela Terracap ao TJDFT e a empresa responsável pela execução da obra é a Caenge S.A Construção Administração e Engenharia. Águas Claras, região administrativa desde 2003, conta com uma área de 31,5 km² e está localizada a 19 quilômetros do Plano Piloto de Brasília.

A construção do novo Fórum será fiscalizada pelo Exército Brasileiro, graças a um convênio firmado entre o Tribunal e o Departamento de Engenharia e Construção do Exército, a fim de garantir a segurança e a lisura nos procedimentos adotados.