Curso da 1ª VIJ prepara famílias para adoção

por ACS — publicado 2012-02-08T23:00:00-03:00

A 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ) iniciou nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, o Programa de Preparação Psicossocial e Jurídica para Adoção, destinado às famílias que pretendem acolher crianças e adolescentes. Os postulantes à adoção receberam as boas-vindas do juiz titular da Vara, Renato Rodovalho Scussel, do assessor técnico, Eustáquio Coutinho, do supervisor de adoção, Walter Gomes, bem como da promotora de justiça Leslie Marques e do defensor público Sérgio Domingos.

De acordo com o juiz titular, a Lei 12.010/2009 criou diretrizes para o processo de inscrição, deixando-o mais seguro. "Com o curso de preparação, será possível esclarecer sobre as dificuldades, sobre algumas ideias preconcebidas e, ainda, informar sobre normas e o procedimento jurídico", explicou Scussel. O magistrado afirmou ainda que o programa de preparação da 1ª VIJ proporcionará um processo de inscrição mais rápido e adequado aos procedimentos legais.

O primeiro dia do curso foi marcado pela palestra a respeito das etapas da habilitação e do processo de adoção, proferida pela supervisora substituta de adoção da 1ª VIJ, Niva Campos, e pelo depoimento de um casal que adotou dois irmãos em 2010 - uma menina, na época com 8 anos, e um menino, com 6 anos. O encontro possibilitou a explanação de pontos importantes da adoção e o compartilhamento de experiências.

A supervisora explicou o trabalho de preparação psicossocial desenvolvido pela equipe técnica da Seção de Colocação em Família Substituta da 1ª VIJ, falou da questão legal que envolve o processo de adoção e esclareceu que o tempo de espera por uma criança depende do perfil estabelecido por quem deseja adotar. Segundo Niva Campos, quase 98% das famílias habilitadas hoje querem uma criança de 0 a 3 anos, porém a maior parte dos cadastrados são adolescentes e fazem parte de grupos de irmãos.

O casal Maria Katallini Costa e Edmar Júnior da Silva contou sua experiência como pais de três filhos biológicos e dois adotados. Segundo eles, o processo de preparação na Justiça foi importante e necessário. O casal elogiou o acompanhamento da equipe técnica da 1ª VIJ e deu relatos das dificuldades enfrentadas no processo de adoção. "Vocês vão precisar da certeza do desejo de adotar", disse o pai.

O relato do casal também mostrou as alegrias da adoção. "É muito legal e vale muito a pena", afirmou Edmar. Katallini ressaltou a certeza da decisão de adotar: "Minha vida não seria minha vida sem os meus filhos". O casal destacou que filho é filho em qualquer circunstância, sendo a adoção apenas "uma gravidez mais demorada". "Hoje temos uma família feliz", afirmam depois de vencer os obstáculos da adaptação.

A preparação psicossocial é exigência legal contida no artigo 28, § 5º, do Estatuto da Criança e do Adolescente, e constitui requisito para os pretendentes ingressarem no cadastro de adotantes. As famílias que iniciaram o curso nesta quarta-feira terão ainda de participar de mais uma palestra e três encontros de grupo com os técnicos responsáveis pelo estudo psicossocial para seguir o processo de habilitação.