Ex-governador participa de audiência sobre reforma do Nilson Nelson

por ACS — publicado 2012-02-13T23:00:00-03:00
O ex-governador José Roberto Arruda participou nesta terça-feira, 14/02, na 4ª Vara Criminal de Brasília, de audiência de instrução do processo referente às reformas emergenciais, com dispensa de licitação, do ginásio Nilson Nelson. Durante a audiência foi ouvida uma testemunha de defesa de um dos réus. A obra ocorreu em 2008 para atender exigências da FIFA para a realização do Campeonato Mundial de Futsal, e custou aos cofres públicos quase R$ 10 milhões. O então Secretário de Obras do DF, Marcio Edvandro Rocha Machado, também é réu no mesmo processo.

Na audiência, a defesa solicitou que o ex-governador e o ex-secretário fossem interrogados após uma testemunha ser ouvida por carta precatória em Belo Horizonte. A próxima audiência para interrogar os acusados foi marcada para o dia 10 de agosto deste ano. O ex-governador José Roberto Arruda e o ex-Secretário de Obras do DF, Marcio Edvandro Rocha Machado, foram denunciados pelo Ministério Público do DF em uma ação penal.

Entenda o Caso:

De acordo com a denúncia do Ministério Público, em 2005, durante a Copa Mundial de Futsal na Alemanha, o Brasil foi escolhido para sediar a edição seguinte do campeonato, em 2008. No dia 10 de julho de 2008, o presidente da Confederação Brasileira de Futsal encaminhou ofício ao GDF, mencionando as pendências diagnosticadas a partir da inspeção da FIFA. Ao receber o documento, o então Secretário de Obras encaminhou a notificação ao ex-governador José Roberto Arruda, que, por sua vez, emitiu do recebimento em despacho que autorizava a realização de obras emergenciais e sem licitação para reforma parcial do ginásio Nilson Nelson. No mesmo mês, cinco empresas ofereceram propostas para realização das obras e a vencedora foi a Mendes Junior Trading Engenharia S/A que assinou um contrato no valor de R$ 9.998.896,70.