Magistrados que participam do Cidadania e Justiça na Escola recebem elogio

por ACS — publicado 2012-02-07T23:00:00-03:00
O conhecimento dos direitos e deveres afasta a violência, alcança o comprometimento do cidadão com o futuro do país e acolhe o valor da Justiça Preventiva

Os 25 magistrados do TJDFT que participaram como voluntários do Programa Cidadania e Justiça na Escola no ano de 2011 foram homenageados pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal - AMAGIS com o registro de elogio em seus assentamentos funcionais. O pedido foi enviado para a Corregedoria de Justiça do Tribunal que recebeu e homologou o documento.

A iniciativa, de acordo com o Ofício 18/2011, "se dá pelo empenho e dedicação no desenvolvimento das atividades do Projeto que consistiram na visita dos alunos do 5º ano do Ensino Público de 13 Regionais de Ensino aos Fóruns e dos magistrados às escolas, iniciativa que atende ao disposto na meta 4 do CNJ. Ao assumir a responsabilidade de doar uma parcela do seu tempo para compartilhar conhecimento e experiência com as crianças, o desembargador e os juízes garantiram o êxito do Programa que atendeu cerca de oito mil crianças em 2011, bem como contribuíram para o fortalecimento da cidadania na sociedade brasileira, consolidando a cultura de paz e justiça nas futuras gerações".

O TJDFT desenvolve o programa Cidadania e Justiça na Escola há 11 anos, com grande sucesso em toda a rede pública do DF, para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, inclusive de escolas rurais. Como parte do programa, a Amagis distribui uma cartilha, ilustrada na forma de história em quadrinhos, que acompanha um manual para orientar o professor e um hot site com atividades para crianças (quadrinhos, animações e jogos) e orientações ao magistério, para ser trabalhada em sala de aula com os alunos antes da conversa com os magistrados.

Com o objetivo de promover a paz social na comunidade, o Cidadania e Justiça na Escola permite, por meio do aprendizado da cidadania, que as relações na sociedade sejam travadas com mais respeito, solidariedade, ética, cordialidade e dignidade. Assuntos sobre a organização do Judiciário, noções básicas de direito, cidadania, ética, respeito, justiça, o cuidado com as drogas e a importância da obediência aos pais e às leis são temas sempre recorrentes nas palestras dos magistrados para os alunos participantes do programa.

O Programa Cidadania e Justiça na Escola, criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB, foi adotado pelo TJDFT, pela AMAGIS/DF e pela Secretaria de Educação do DF em 2001. Atualmente, é coordenado pela Juíza Léa Martins Sales e conta com a colaboração de diversos magistrados do Tribunal. O "Cidadania e Justiça na Escola" integra projeto institucional do Tribunal que visa dar cumprimento à Meta 4 do Poder Judiciário para 2011: implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.

Confira a lista dos magistrados homenageados:

1. Desembargador Flávio Renato Jaquet Rostirola
2. Juiz Atalá Correia
3. Juiz Fabrício Castagna Lunardi
4. Juiz Felipe de Oliveira Kersten
5. Juiz Francisco Marcos Batista
6. Juiz Gilmar Tadeu Soriano
7. Juiz José Roberto Moraes Marques
8. Juiz Mário José de Assis Pegado
9. Juiz Romero Brasil de Andrade
10. Juíza Ana Cláudia de Oliveira Costa Barreto
11. Juíza Ana Maria Gonçalves Louzada
12. Juíza Clarissa Braga Mendes
13. Juíza Delma Santos Ribeiro
14. Juíza Fabriziane Figueiredo Stellet
15. Juíza Gilsara Cardoso Barbosa Furtado
16. Juíza Gislaine Carneiro Campos Reis
17. Juíza Iracema Canabrava Rodrigues Botelho
18. Juíza Junia de Souza Antunes
19. Juíza Léa Martins Sales
20. Juíza Magáli Dellape Gomes
21. Juíza Márcia Alves Martins Lobo
22. Juíza Margareth Aparecida Sanches de Carvalho
23. Juíza Maria Isabel da Silva
24. Juíza Maria Luisa Silva Ribeiro
25. Juíza Zoni de Siqueira Ferreira