Presidente do TJDFT prestigia abertura do ano do Judiciário no STF

por ACS — publicado 2012-01-31T23:00:00-03:00
O Presidente do TJDFT, Otávio Augusto Barbosa, acompanhou a abertura do ano Judiciário, na quarta-feira (1º), no Supremo Tribunal Federal. A solenidade foi conduzida pelo Presidente da Corte, Ministro Cezar Peluso, e contou com a presença do Presidente em exercício, Michel Temer, dos Presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia, do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Peluso ressaltou as importantes conquistas do Poder Judiciário e sua transformação ao longo dos anos. Para o Ministro, "nenhum outro serviço público evoluiu tanto, em todos os sentidos, como o Judiciário", e completou, "somos o único Judiciário que, para além da TV, expõe seus atos e números na internet, produzindo o mais elevado nível de legitimidade e transparência que se possa exigir a um ente público", ressaltou.

Sobre a "crise" no Judiciário, alardeada nos últimos meses, o Presidente do STF disse não percebê-la. O atual cenário volta-se para a ampliação da "transparência", afirmou. Como resultado do importante papel do Judiciário nas decisões do povo brasileiro, apresentou números que estimam o pronunciamento de mais de 22 milhões de sentenças em 2011, "Isto comprova que o povo confia na Justiça brasileira, pois, se não confiasse, não recorreria ao Judiciário em escala tão descomunal", concluiu.