Auditoria avalia adequação do Sistema de Gestão da Qualidade

por ACS — publicado 2012-01-22T23:00:00-03:00
As atividades de auditoria interna são executadas por pessoal qualificado e independente das áreas auditadas.

A partir desta segunda, 23 de janeiro, até o dia 27 de janeiro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios realiza auditoria interna para avaliar a adequação e a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade. As auditorias são executadas pelo TJDFT em intervalos pré-estabelecidos, para determinar se o Sistema de Gestão da Qualidade está em conformidade com os requisitos da ABNT NBR ISO 9001:2008, e se está sendo implementado com eficácia.

A ação vai envolver a Secretaria Judiciária na autuação e distribuição de processos da 1ª Instância em grau de recurso nas classes Apelação Cível e Apelação Criminal, e a autuação e distribuição de petições de processamento originário nas classes Mandado de Segurança e Habeas Corpus. Também abrange a Ouvidoria Geral onde será avaliado o acolhimento, sistematização e tratamento das percepções dos usuários quanto aos serviços prestados pelo TJDFT.

As responsabilidades, os requisitos para o planejamento, a execução das auditorias, a divulgação dos resultados e a seleção dos auditores estão definidos no PRO SGQ 004 - Auditorias Internas. Procedimentos estabelecidos e documentados pelo TJDFT para implementar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ e melhorar continuamente sua eficácia, com base nos requisitos da ABNT NBR ISO 9001:2008.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios recebeu nos servidços que estão sendo auditados a Certificação de Conformidade ISO 9001:2008. Os cerificados foram dados em 2010 e 2011. A recomendação para certificação partiu do Instituto Falcão Bauer da Qualidade, empresa certificadora do ISO, após auditorias realizadas nos setores.

Para alcançar a meta, servidores e gestores da foram capacitados por meio de seminários e a partir da análise dos indicadores de satisfação e conformidade. Puderam conhecer de perto a interpretação da Norma ABNT NBR ISO 9001:2008. A expressão ISO 9000 envolve um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações. As ações para conquista do ISO possibilitaram melhorias nos processos de trabalho e, ao final, houve maior celeridade na prestação dos serviços e redução de desgaste físico e emocional dos servidores

A administração do TJDFT estruturou o Núcleo da Qualidade da Secretaria Geral do TJDFT e definiu a Política da Qualidade e os Objetivos, além dos processos, as atividades, os recursos e as responsabilidades, necessários para o controle e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.

Os critérios de monitoramento e os indicadores de desempenho, foram então definidos, com a finalidade de verificar se os objetivos estão sendo atingidos e a fim de implementar e manter as ações necessárias para atingir os resultados planejados.