Portaria atualiza Metodologia de Gerenciamento de Projetos no TJDFT

por ACS — publicado 2012-01-26T23:00:00-03:00

Foi publicada no dia 26/1, a Portaria GPR 76, de 24/1/12, que atualiza e sistematiza os procedimentos relativos à Metodologia de Gerenciamento de Projetos no TJDFT, bem como altera a respectiva sigla.

O TJDFT utiliza o Planejamento Estratégico para aprimorar e modernizar suas atividades. Ao planejar, é possível ao TJDFT nortear as ações institucionais, promover o alinhamento e a integração de todas as unidades em busca de um objetivo comum e, além disso, gerar mais segurança nos processos de tomada de decisão.

Elaborada pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica - SEPG, a partir da observação e avaliação dos resultados obtidos no primeiro ano da atual gestão, a Portaria GPR 76 prevê a utilização do ambiente informatizado ( Project Server - Sharepoint), estabelece os prazos de entrega para os relatórios e institui as atribuições dos gestores de área, do coordenador de projeto e de seu substituto. Prevê ainda o alinhamento entre as áreas responsáveis pela alocação de recursos nos projetos institucionais, tais como as Secretarias de Orçamento e Finanças, Recursos Humanos, Recursos Materiais e Tecnologia da Informação.

Motivada pela necessidade de atualização da metodologia em vigor (instituída em 2006) a nova metodologia - MGP insere novos conceitos de gerenciamento, tais como o PRINCE2 (PRojects IN Controlled Environments 2) e o IPMA ( International Project Management Association) - metodologias ainda mais próximas das características do Poder Judiciário.
Destacam-se também a criação do Selo Estratégico, que identifica e prioriza os Procedimentos Administrativos vinculados aos projetos institucionais, e a possibilidade de criação de Programas Institucionais a partir das proposições de projeto encaminhadas pelas áreas meio e fim do Tribunal.

Na vanguarda das boas práticas em gestão de projetos, vale mencionar que os fluxos de trabalho foram atualizados com o apoio do Serviço de Gestão de Processos de Trabalho, da SEPG, e inseridos em ferramenta automatizada, disponibilizando assim, além do texto, todo conteúdo da MGP (formulários, orientações de uso, links, imagens, etc), em tempo real, para todos os envolvidos no gerenciamento de projetos, bem como para conhecimento do público em geral.

Acesse a página da Gestão Estratégica do TJDFT e acompanhe o Planejamento Estratégico 2010-2016 e os projetos da Instituição previstos no Plano de Gestão do Biênio 2010-2012.