Conselheiro do CNJ conhece modelo de conciliação implementado pelo TJDFT

por AJ — publicado 2012-07-02T19:55:00-03:00

O 2º vice-presidente do TJDFT, desembargador Lecir Manoel da Luz, e o coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC, Marcelo Girade, receberam, nesta segunda-feira, 02/07, em Brasília, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Neves Amorim. O conselheiro fez uma visita ao Tribunal para conhecer o modelo de mediação e conciliação do órgão, principalmente, o modelo de treinamento implantado pelo NUPEMEC, referência no país. O juiz de direito do Tribunal da Bahia e membro do Comitê Gestor da Conciliação do CNJ, André Gomma, também acompanhou a visita.

Na ocasião, Girade apresentou ao conselheiro a estrutura do NUPEMEC e o novo formato adotado na última Semana de Conciliação do TJDFT, a Pauta Concentrada. O modelo visa, por meio de uma quantidade reduzida de audiências e um maior tempo de atendimento, otimizar a resolução dos conflitos por meio dos acordos. A IV Semana de Conciliação de 2012 do TJDFT foi encerrada, na última sexta-feira, 29/6, com 70% de acordos firmados.

“É uma satisfação pessoal quando as pessoas se entendem. Quando elas por si só encontram um meio para se acertarem, é muito melhor. Todo mundo ganha. As partes ganham porque resolvem o problema. A gente ganha com a diminuição do número de processos”, destacou Amorim durante a visita.

Amorim ressaltou, ainda, que é necessário criar mecanismos de controle e cadastro de mediadores, bem como uma estrutura consistente, pois a mediação é uma tendência que cresce a cada dia. “Temos que fornecer a base. Se o alicerce é bem feito, o prédio pode ter quantos andares a gente quiser”, enfatizou.

Segundo o NUPEMEC, a cada 100 casos novos do TJDFT, 41 são solucionados na fase de conciliação, uma alternativa mais rápida e pacífica para solução dos conflitos.