Designado o Juiz Coordenador do Núcleo de Cooperação Judiciária

por AJ — publicado 2012-07-25T23:35:00-03:00

O juiz Júlio Roberto dos Reis, assistente da Corregedoria, passa a compor e coordenar o Núcleo de Cooperação Judiciária – NUCOOJ, criado pela Portaria Conjunta 44 de 12 de julho de 2012, juntamente com o juiz assistente da Presidência, Donizeti Aparecido da Silva, já designado pela Presidência do TJDFT.

Com mais essa indicação, o TJDFT dá prosseguimento à criação definitiva do Núcleo de Cooperação Judiciária - NUCOOJ que atende à Resolução N. 38 do Conselho Nacional de Justiça e também cumpre a Meta 4 do Poder Judiciário, estabelecida para o ano de 2012

O Núcleo, no âmbito da Justiça do DF, será constituído por, no mínimo, três magistrados indicados pela Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria, cabendo a este último a coordenação do Núcleo. Ao juiz coordenador cabe representar o TJDFT junto à Rede Nacional de Cooperação Judiciária e participar das reuniões convocadas pela Corregedoria de Justiça, pelo Conselho Nacional de Justiça ou, de comum acordo, pelos juízes cooperantes.

A adoção de mecanismos de cooperação tem como objetivo institucionalizar meios para dar maior fluidez e agilidade à comunicação entre os órgãos judiciários e outros sujeitos do processo, não só para cumprimento dos atos judiciais, mas também para harmonização e agilização de rotinas e procedimentos forenses, fomentando a participação de magistrados de todas as instâncias na gestão judiciária.