Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Presidente do TJDFT dá posse a 26 novos Juízes nesta sexta-feira

por ACS — publicado 11/07/2012

O Presidente do TJDFT, Desembargador João de Assis Mariosi dará posse, nesta sexta-feira (13/7), a 26 Juízes Substitutos aprovados no último concurso para magistratura do DF. Com a posse o Judiciário do Distrito Federal passará a contar com 295 Juízes, além dos atuais 40 Desembargadores.

O concurso foi realizado em cinco fases e o resultado foi homologado pelo Conselho Administrativo do TJDFT no dia 19/6. Dentre os aprovados, oito são servidores do Tribunal, sete são advogados, quatro são servidores de outros Tribunais, e um é Juiz de Direito de Minas Gerais. Também tem quatro Procuradores, um Federal, outro do Estado de Goiás e mais um do Estado de Minas, além de um Procurador da Fazenda Nacional e um Promotor de Justiça do Paraná, além de um Delegado de Polícia do Estado de Rondônia. 

São 18 homens e oito mulheres, com idades entre 27 e 42 anos. Uma vez empossados, os novos Juízes participarão de um Programa de Iniciação à Carreira, ministrado pela Escola de Administração Judiciária do TJDFT - Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro. O objetivo é ambientar todos eles à realidade da Casa, com aulas de simulação de audiências, práticas cartorárias, sistemas informatizados, visitas aos órgãos prisionais e encontros com titulares das diversas Varas do Tribunal.

O Programa atende às diretrizes estabelecidas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, e visa a ampliar o conhecimento dos recém-empossados acerca dos impactos de seu trabalho e suas decisões, capacitando-os, ainda mais, para enfrentar os desafios que o pluralismo jurídico e a complexa rede de problemas que aflige a sociedade nos impõem atualmente.