Alienação parental e violência sexual é tema de artigo de supervisora da 1ª VIJ

por ACS — publicado 2012-06-06T00:00:00-03:00

Doutora com tese sobre violência sexual intrafamiliar, a supervisora do Centro de Referência para Violência Sexual da 1ª Vara da Infância e da Juventude (CEREVS/1ª VIJ), psicóloga Viviane Amaral dos Santos, faz reflexões em artigo recém-publicado sobre a complexidade que envolve os fenômenos da alienação parental e da violência sexual intrafamiliar e levanta possíveis entrelaçamentos de ambas as situações.

O texto aborda a avaliação psicológica de casos dessa natureza e o risco de se tomar os critérios e sintomas de forma estática, sem considerar outras variáveis possíveis na construção dos sintomas, comportamentos e expressões afetivas. "Uma avaliação deve ser ética e responsável o suficiente, cuidando para evitar pensamentos estatizantes, conceitos fechados e avaliações subjetivas quanto à estrutura psíquica ou comportamentos dos indivíduos isolados de seu contexto ou relações", afirma.

No artigo intitulado "Os possíveis entrelaçamentos nas situações de alienação parental e de violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes", a autora considera ainda o perigo de se arriscar a segurança emocional e, muitas vezes, física de crianças e adolescentes, ao se realizar o diagnóstico somente a partir da narrativa de um dos envolvidos no caso.

Nesse sentido, um dos objetivos do artigo, segundo a autora, é compartilhar a proposta de avaliação psicossocial ampliada. "Essa proposta vem sendo construída com base em nossas pesquisas científicas sobre os temas da síndrome da alienação parental e da violência sexual e em nossa experiência cotidiana de trabalho na avaliação de casos dessa natureza no contexto da Justiça", explica.

Conforme a supervisora do CEREVS/1ª VIJ, a metodologia da avaliação psicossocial ampliada busca avançar para além do indivíduo, alcançando a sua rede social primária e, nos casos possíveis, a rede social secundária. "Os fatos e as ações reveladas necessitam ser conhecidos e inseridos num contexto", completa.

A psicóloga esclarece que a avaliação psicossocial ampliada se propõe a conhecer e compreender os aspectos sociais, culturais, históricos, subjetivos, comportamentais e emocionais antes, durante e depois dos eventos narrados, porém não como determinantes absolutos da síndrome da alienação parental ou da violência sexual, mas como um pano de fundo em que se desenrolam ações e eventos.

Leia aqui a íntegra do artigo.