Arquiteta do TJDFT apresenta o Fórum Verde em evento no Rio Grande do Sul

por ACS — publicado 2012-06-04T00:00:00-03:00
A servidora do TJDFT Sandra Henriques, arquiteta da Coordenadoria de Projetos e Gestão de Contratos de Obras, irá ministrar palestra com o tema "Edificações Sustentáveis - Fórum Verde", nesta terça-feira, 5/6, na III Semana Interinstitucional do Meio Ambiente, em Porto Alegre/RS.

O evento, promovido pelas instituições de Justiça do Rio Grande do Sul, além de órgãos relacionados à operação do Direito, da regulação e da fiscalização da gestão pública, celebra o Dia do Meio Ambiente com cinco palestras e outras atividades, na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Na abertura da III Semana Interinstitucional do Meio Ambiente, as 13 instituições participantes irão assinar um Termo de Cooperação para promoção de ações socioambientais.

O Fórum Verde

Com uma concepção dinâmica e inovadora, o Fórum Desembargador Joaquim de Sousa Neto, conhecido como Fórum Verde, é a primeira obra sustentável do judiciário brasileiro e a primeira construção do Centro-Oeste. Inaugurado em abril de 2011, a edificação aproveitou ao máximo, em todos os ambientes, a iluminação natural e a ventilação cruzada, o que garantiu a redução do uso de iluminação artificial e do ar-condicionado. A leve rotação do edifício dentro do terreno permitiu a criação de floreiras em todos os pavimentos, humanizando o ambiente de trabalho e auxiliando na proteção solar e na melhoria da qualidade do ar.

O Fórum possui ainda cobertura ajardinada, o que reduz a carga térmica do edifício, além de uma estação compacta de tratamento de efluentes, captação de águas pluviais, e o reuso de águas pluviais e cinzas para fins não potáveis, como descarga, lavagem de pisos e irrigação de jardins. Também foram usados metais e sanitários que permitem economia no consumo de água. Além disso, toda a madeira utilizada nas paredes divisórias é comprovadamente proveniente de reflorestamento. As tintas, mantas e colas empregadas foram testadas em laboratórios independentes, obedecendo às normas técnicas mais restritivas de liberação de Compostos Orgânicos Voláteis (COV's).

Detalhe importante do Fórum Verde é a localização do terreno, que permitiu a retirada mínima da vegetação nativa para o início das obras e possibilitou que o edifício, após concluído, ficasse totalmente integrado com o entorno.

Ao todo, foram aplicados 20% de materiais reciclados e 40% de materiais regionais, produzidos em um raio de 800km de distância da obra. Também foi utilizada a gestão sustentável de resíduos durante a fase de execução, garantindo que 75% dos resíduos gerados fossem reaproveitados ou reciclados.

A obra conquistou o terceiro lugar do Prêmio Green Buiding Brasil, na seleção das edificações que mais se destacaram na categoria Obras Públicas. A premiação tem como objetivo reconhecer indivíduos, empresas ou organizações brasileiras por sua obra, produto, serviço, inovação e ações para redução do impacto socioambiental. A premiação destacou as instituições que têm contribuído para o avanço do setor de construção sustentável no Brasil.