Atuação do TJDFT na área de dependência química é tema de dissertação na UnB

por ACS — publicado 2012-06-08T00:00:00-03:00
As atividades desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento a Usuários de Substâncias Químicas - SERUQ do TJDFT foram a base para a realização de uma dissertação de mestrado que será defendida na Universidade de Brasília, no próximo dia 18/6. A servidora do Tribunal Ivânia Ghesti-Galvão, doutora em Psicologia, fará parte da comissão julgadora que apreciará o trabalho realizado pela mestranda Graziela Rodrigues Bohrer junto à Faculdade de Educação da UnB.

Com o título "Dispositivos Socioeconômicos na Pedagogia de Grupos Socioeducativos", a dissertação será apresentada às 9h, na sala de defesa do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Supervisora do Serviço de Assessoramento a Magistrados sobre Uso de Drogas, Ivânia explica que a produção científica se refere a encaminhamentos realizados pelo SERUQ, setor da Secretaria Psicossocial Judiciária - SEPSI. Para ela, a dissertação "é um ótimo exemplo de trabalho interprofissional e intersetorial", já que orientador e mestranda são psicólogos que desenvolveram sua proposta no departamento de Pedagogia.

O SERUQ trabalha especificamente com dependência química, assessorando magistrados em audiências e formando grupos de reflexão que atuam no sentido de propiciar um espaço de promoção de saúde e valorização aos usuários de substâncias químicas encaminhados pelos juízes para o setor. O Serviço funciona no Bloco II do Fórum Leal Fagundes e atende pelo telefone 3013 1795.