Candidatos a agentes comunitários selecionados em Ceilândia participam de curso de formação

por ACS — publicado 2012-06-08T00:00:00-03:00
No próximo dia 15 de junho, terá início o curso de capacitação dos candidatos selecionados pelo Programa Justiça Comunitária para a formação de agentes comunitários de Ceilândia. O processo seletivo recebeu inicialmente 344 inscrições, e desses foram selecionados 105 candidatos para o curso de formação, que será realizado em duas turmas, no período de 15/06/2012 a 03/08/2012, no Centro de Formação e Pesquisa em Justiça Comunitária de Taguatinga.

No curso de formação, os futuros agentes irão interagir com quem já foi ou ainda é agente comunitário e participarão de vivências de conflitos que foram resolvidos com a intermediação do programa. Eles também tomarão conhecimento de suas responsabilidades, direitos e deveres, e dos princípios éticos que norteiam o Programa.

Como parte integrante do curso de formação, eles conhecerão as redes sociais, os seus conceitos e princípios básicos, o seu potencial transformador; o papel dos atores sociais e animação de redes.

Também faz parte do conteúdo programático da capacitação a educação para os direitos humanos e para a cidadania. Nessa etapa do programa, eles conhecerão conceitos de democracia e cidadania no Brasil; direitos e políticas sociais; direitos das minorias e organização do Estado, e o Poder Judiciário.

Os dois últimos temas do curso de formação são a mediação comunitária e o fluxograma e procedimentos do Programa Justiça Comunitária. Nessa fase final eles conhecerão a natureza, abrangência e tipologias de conflitos; a transformação da cultura competitiva em cultura cooperativa e as fases técnicas da mediação. Depois, lhes será apresentado o passo a passo da atuação na comunidade e apresentação das ferramentas didático-pedagógicas utilizadas nas atividades do agente comunitário de Justiça e Cidadania.