Estudantes de arquitetura franceses visitam o TJDFT

por ACS — publicado 2012-06-15T00:00:00-03:00
Três estudantes de arquitetura franceses visitaram o Tribunal de Justiça do Distrito Federal nesta tarde para conhecer o complexo arquitetônico, projetado por Ermano Montenegro.

Os estudantes conheceram no bloco D, o Palacinho, inaugurado em 12 de abril de 2002. Conheceram o 10º andar onde são realizadas as conciliações e visitaram o museu do Tribunal. Lá os estudantes fotografaram a maquete e ouviram as informações dadas pelo curador Otacílio Marques da SERAMI que falou da trajetória histórica da construção dos prédios do Tribunal e da interdição do bloco A, ocorrida em 2004 e de sua reinauguração. Comentou também sobre o Fórum Verde que possui certificado de sustentabilidade e reaproveita energia e água.

Os estudantes estão no 4º ano da Escola de Arquitetura de Versalles e estão no Brasil fazendo intercâmbio. Estão morando no Rio de Janeiro há 10 meses e vieram a Brasília para conhecer a arquitetura da cidade.

O complexo ou conjunto de prédios do Tribunal de Justiça do DF e Territórios é composto por quatro edifícios: Palácio, Palácio da Presidência (também conhecido como Palacinho), e dois anexos, os blocos A e B, sendo estes últimos interligados por passarelas. Estes blocos são também chamados de Fórum Milton Sebastião Barbosa. Eles foram construídos em épocas diferentes, ou seja, o palácio teve a sua construção finalizada em 1969 e o Bloco A, em 1975; o Bloco B, em 1996 e o Palacinho, em 2002.

A publicação Ao Fio do Tempo retrata todas as etapas da recente história do Bloco A, do atual Fórum "Desembargador Milton Sebastião Barbosa".