Exposição abre Semana do Meio Ambiente no TJDFT

por ACS — publicado 2012-06-04T00:00:00-03:00
A exposição fotográfica "Seu lixo recicla vidas" foi aberta pelo Presidente do TJDFT, desembargador João de Assis Mariosi, na tarde desta segunda-feira, dia 4/6. A exposição inicia a Semana do Meio Ambiente, organizada pela coordenação do programa Viver Direito do TJDFT, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho).

A Exposição, que ficará até o dia 8/6, pode ser visitada na passarela do 3º andar entre o Palácio e o Bloco A do Fórum de Brasília. No espaço estão expostas fotos cedidas pelo Programa Ecocâmara, da Câmara dos Deputados, e pelo Projeto de Coleta Seletiva do TJDFT, estas de autoria do servidor Marcelo Faria. As fotos revelam o trabalho desenvolvido pelos catadores de lixo das 17 cooperativas que têm parceria com o Tribunal.

Durante o evento, foi entregue pela Secretária-Geral do TJDFT, Lídia Moura, uma sacola reciclada a uma das mensageiras que trabalham no Tribunal. A entrega simbólica marca a distribuição a todos os servidores do setor, com o objetivo de facilitar o transporte diário de documentos e também o reaproveitamento do material utilizado em divulgações do TJDFT.

O Programa Viver Direito teve início em 2009. Ao longo dos anos reuniu e consolidou ações socioambientais no âmbito do TJDFT. Hoje, essas ações estão estabelecidas no planejamento estratégico do TJDFT e visam à conscientização e promoção de valores ligados ao respeito à vida e ao meio-ambiente.

Entre as ações, destaque especial para a Coleta Seletiva do TJDFT. Mantida por meio de um convênio com a Central das Cooperativas de Catadores de Material Reciclável de Brasília - CENTCOOP-DF, destina os resíduos sólidos separados às 17 cooperativas associadas, em todo o DF, beneficiando cerca de 3.500 catadores e seus 15 mil dependentes. A ação é apoiada por campanhas de conscientização dos servidores, magistrados e terceirizados. Com a modernização dos arquivos e a eliminação de autos judiciais findos, cerca de 400 toneladas de papéis triturados são entregues anualmente à CENTCOOP .

Em seu discurso, o presidente ressaltou a importância das ações do TJDFT que atende o Decreto Federal nº 5.940/2006, que orienta a separação de resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e pelas entidades da Administração Pública Federal, na fonte geradora, e a sua destinação a associações e cooperativas.

Também participaram do evento, o Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Sérgio Bittencourt, o Corregedor de Justiça, desembargador Dácio Vieira, o Presidente da Amagis/DF, juiz Gilmar Tadeu Soriano, o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do DF, Geraldo Magela, magistrados e servidores da Casa, entre outros.