Juiz e servidores da 1ª VIJ participam do 17º Encontro Nacional de Apoio à Adoção

por ACS — publicado 2012-06-05T00:00:00-03:00

Juiz e servidores da 1ª VIJ participam do 17º ENAPA


O juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ), Renato Rodovalho Scussel, participa juntamente com servidores da Vara do 17º Encontro Nacional de Apoio à Adoção (ENAPA), que acontece de 7 a 9 de junho, em Brasília. A solenidade de abertura será no auditório Petrônio Portela do Senado Federal, às 14 horas do dia 7 de junho. Nos dias 8 e 9, as atividades acontecem no Salão Azul do Hotel Nacional.

No dia 9 de junho, o juiz titular da 1ª VIJ e presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) coordenará o painel denominado "O trabalho das equipes de adoção no seu Estado". Os participantes do painel apresentarão os projetos que o Judiciário desenvolve, assim como o fortalecimento da rede de apoio no contexto da adoção.

Servidores da Seção de Colocação em Família Substituta da 1ª VIJ apresentarão dois trabalhos desenvolvidos pela Vara. A servidora Maria Helena da Silva falará a respeito do programa "Vivências e Convivências". O enfoque é o trabalho de fortalecimento psicossocial das famílias vinculadas a estágios de convivência envolvendo crianças maiores e grupos de irmãos.

Também no painel coordenado pelo juiz da 1ª VIJ, os servidores Juan Adolfo Brandt e Tatiana Leão vão apresentar o "Programa de Preparação Psicossocial Para Adoção", abordando a nova metodologia adotada no Distrito Federal para preparação e avaliação de famílias vinculadas a processos de inscrição para adoção.

Ainda no dia 9, a secretária executiva da Comissão Distrital Judiciária de Adoção (CDJA), Thaís Botelho Corrêa, será a coordenadora do painel "Adoção internacional", no qual serão apresentados trabalhos desenvolvidos e as principais polêmicas sobre o tema.

O 17º ENAPA trará para Brasília a formalização de um pacto nacional denominado "Unir para cuidar", onde se lançará o desafio para que todos possam assumir o compromisso único de que todas as crianças e adolescentes possam ser chamados de filhos e filhas. A programação completa do evento está no site da Instituição Aconchego.