Nova página do TJDFT entra no ar nesta terça

por ACS — publicado 2012-06-25T00:00:00-03:00

É com grande expectativa que o Tribunal de Justiça do DF coloca no ar nesta terça-feira, 26 de junho, a sua nova página de Internet. A página está sendo desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (SETI/SERAGI), e trará mais utilidades e ferramentas de navegação, permitindo uma maior interação com seus públicos interno e externo.

Entre as novidades, está a destinação de áreas de informação para públicos específicos como os advogados e o cidadão. Dará mais destaque e acesso direto às Consultas (judiciais, jurisprudenciais etc), inclusive com a possibilidade de consulta avançada na 1ª Instância (consulta de partes casadas num mesmo processo).

Também terá destaque na nova página dados sobre o funcionamento do Tribunal como endereços, telefones, horário de expediente e plantão judiciário. O menu principal foi simplificado e o conteúdo organizado por categorias para facilitar o acesso e a localização. Haverá ainda uma área de "acesso rápido" para informações como "Concursos", "Ações" e "Acesse Também". O Calendário Institucional estará disponível em formato mais amigável.

O objetivo da nova página é estruturar e facilitar a criação, a administração, a distribuição, a publicação e a disponibilização da informação, por meio de um sistema específico para gerenciar o conteúdo de web.

Entre as vantagens do novo site, está a possibilidade de autonomia na atualização dos conteúdos pelos gestores, além da facilidade de navegação e da interface amigável, que torna mais fácil o uso. A nova Internet dará ênfase ao conteúdo com foco no usuário, além de permitir uma maior segurança da informação, com possibilidade de resgatar o histórico. Ela foi criada com código dentro dos padrões de acessibilidade e vai gerar economia significativa em licenças de software.

A ferramenta utilizada para construir o novo site foi o Plone, que permite gerenciar o conteúdo, por meio do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC), possibilitando, também, criar, gerir (editar e inserir) conteúdos em tempo real por um grande número de pessoas. Para manusear a ferramenta, não é necessário conhecimento técnico de programação e código.

Curiosidades

No Brasil, várias instituições públicas utilizam o Plone, como, por exemplo, o Ministério da Justiça, das Relações Exteriores, Ministério das Comunicações, Câmara dos Deputados, EMBRAPA, etc. Entre as instituições privadas, a Universidade Metodista, Nokia, University of London, Chicago History Museum, etc. Ao redor do mundo, 1390 sites utilizam o Plone, sendo mais de 70 governos.

Esta ação faz parte do Pacote de Ações SETINOVAÇÃO: soluções para o nosso tempo.