Servidor é convocado oficialmente para os Jogos Paraolímpicos de Londres

por ACS — publicado 2012-06-27T09:30:00-03:00

Uma história de superação, anos de dedicação, persistência e vitórias. Em 2002, o servidor do TJDFT Sérgio Oliva começou a praticar adestramento paraequestre, uma disciplina do hipismo com propriedades terapêuticas, utilizada na reabilitação física e social de pessoas com deficiência. Desde então, Sérgio acumula vários títulos e conquistas, a última delas a convocação oficial para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, que serão realizados no período de 29/8 a 9/9/2012, em Londres, na Inglaterra. Sérgio está entre os quatro atletas da Seleção Brasileira de Hipismo Paraequestre convocados, na última quarta-feira, 20/6, pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), para representar o Brasil lá fora. 

Essa será a segunda participação do atleta em Paraolimpíadas. A primeira foi em 2008, em Pequim, na China. Na ocasião, Sérgio ficou em 8º lugar nas provas individuais e estilo livre com música. “A convocação para as Paraolimpíadas deste ano sacramenta um sonho que ficou guardado comigo desde o encerramento dos Jogos de Pequim, em 2008, quando disse a mim mesmo: estarei lá em Londres. Eu trabalhei duro, durante quatro anos da minha vida, para estar novamente nos jogos”, ressalta o atleta.  

Sérgio, formado em Direito e pós-graduado em Direito Público, é servidor do TJDFT desde 2003. O atleta já conquistou quatro campeonatos brasileiros, um campeonato brasiliense, um campeonato panamericano, um campeonato sul americano e um campeonato mundial, sendo o título mundial conquistado, em 2007, na Inglaterra, o mais importante. 

Segundo o servidor, ele não teria ido tão longe se não fosse o apoio da família, sempre presente; e de sua treinadora Marcela Frias Pimentel Parsons, que o incentivou a persistir e apostou em sua capacidade; além do apoio financeiro do Comitê Paralímpico Brasileiro para realização das viagens e do apoio técnico da Confederação Brasileira de Hipismo.  

Na última viagem à Europa, Sérgio conheceu a sua nova companheira de competição, Emma Peel, uma égua comprada com o dinheiro arrecadado por meio de uma rifa realizada ano passado. Até então, ele competia com cavalos emprestados. A rifa contou com a participação de 2,5 mil pessoas, entre elas vários colegas do Tribunal. Sérgio conta que no mês que vem deve ir para França treinar com Emma Peel. 

A Delegação Brasileira para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 será formada por mais de 300 pessoas entre 182 atletas (115 homens e 67 mulheres), além de guias, técnicos, auxiliares e profissionais na área de saúde.