Servidores do TJDFT com deficiência elegem representantes

por ACS — publicado 2012-06-01T00:00:00-03:00

Nada sobre nós sem nós. O slogan, propagado ao redor do mundo por entidades que militam na defesa das pessoas com deficiência, é a filosofia adotada pelo Núcleo de Inclusão - NIC do TJDFT em sua atuação. Na tarde de hoje (1/6), foi promovida uma reunião com cerca de 40 servidores com deficiência da Casa na qual os participantes elegeram sua representante e a respectiva suplente para compor a Comissão Multidisciplinar de Inclusão.

Instituída pela Portaria GPR 475, de 18/4/12, publicada no Diário de Justiça Eletrônico de 19/4/12, a Comissão foi criada com o propósito de otimizar as ações do Tribunal no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência. Os nove membros componentes da Comissão foram escolhidos para fornecer suporte técnico às iniciativas do NIC. Para representar os servidores, foram escolhidas as representantes Elma Sousa, como titular, e Alessandra Shimabukuru, como suplente, eleitas hoje por seus pares para um mandato de dois anos.

Presidida pela supervisora do NIC, Maria José Barbosa, a Comissão avaliará a viabilidade e a pertinência dos planos e projetos voltados à inclusão social da pessoa com deficiência no TJDFT, prestando assessoria nas áreas de recursos humanos, medicina do trabalho, tecnologia da informação, recursos materiais, obras e administração predial.

Elma Sousa é advogada e atualmente trabalha no 1º Juizado Especial do Guará. Há 19 anos no Tribunal, Elma já encaminhou várias reivindicações a diversos setores da Casa. Hoje, mostrou-se otimista com a criação da Comissão e com o trabalho do NIC que considera um "canal para colocar em prática de fato e de direito as necessidades da pessoa com deficiência". Alessandra Shimabukuro é analista de sistemas e trabalha no Serviço de Apoio à Gestão da Internet - SERAGI, no Fórum de Brasília.

O Núcleo de Inclusão é uma iniciativa pioneira do TJDFT. Com sua criação em 2009, subordinado à Presidência da Casa, o Tribunal tornou-se o primeiro a contar com uma estrutura específica para promover a inclusão social das pessoas com deficiência, antecipando-se à Recomendação nº 27, do Conselho Nacional de Justiça, que prescrevia a adoção de "medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais de modo a promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência".

Nesses três anos de atuação, em parceria com a Secretaria de Transportes, Secretaria de Tecnologia, Secretaria de Recursos Humanos, Secretaria Predial, Secretaria de Recursos Materiais, Secretaria de Saúde, Escola de Administração Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, Assessoria de Comunicação Social e Coordenadoria de Projetos e Gestão de Contratos de Obras, o Núcleo tem fornecido equipamentos de informática adaptados às necessidades de pessoas com deficiência visual, construído rampas, instalado plataformas, promovido palestras de conscientização a gestores e profissionais que lidam diretamente com essas pessoas, incentivado o domínio da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, entre outras iniciativas. Em abril deste ano, o Tribunal disponibilizou uma van adaptada para o transporte de servidores com mobilidade reduzida, que conta inclusive com plataforma para elevação de cadeiras de rodas.

O Núcleo faz constantes levantamentos de necessidades junto aos servidores com deficiência e o Tribunal, por meio da Secretaria de Administração Predial, contratou uma empresa especializada para avaliar a acessibilidade no ambiente físico dos fóruns do DF e mapear as mudanças necessárias.

Em 2010 e em 2011, o NIC promoveu duas edições da Diversidarte, exposição de múltiplas manifestações artísticas e equipamentos destinados à inclusão. A mostra, de caráter permanente, acontece em setembro, quando se comemora, no dia 21, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.