Seu lixo recicla vidas - Exposição abre Semana do Meio Ambiente no TJDFT

por ACS — publicado 2012-06-04T00:00:00-03:00

Quem ainda tem dúvidas sobre a importância de separar corretamente o lixo produzido pelas atividades diárias no TJDFT terá a oportunidade de verificar essa ação na exposição fotográfica "Seu lixo recicla vidas". Promovida pelo Programa Viver Direito de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal, a mostra será realizada para o público interno, de 4 a 8 de junho, na passarela de ligação entre o Palácio da Justiça e o 3º andar do Bloco A do Fórum de Brasília - Desembargador Milton Sebastião Barbosa. O Desembargador Presidente João Mariosi abrirá a exposição, em solenidade marcada para esta segunda-feira, 4/6, às 14h, no hall do 3º andar do Palácio, próximo à passarela.

Com fotos cedidas pelo Programa Ecocâmara, da Câmara dos Deputados, e pelo Projeto de Coleta Seletiva - PROECO, da Secretaria de Administração Predial do TJDFT, a exposição marca o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e mostra a evolução social da vida dos catadores de lixo depois das parcerias estabelecidas com órgãos públicos federais.

No TJDFT, desde 2009, o lixo "seco" que os servidores e magistrados descartam nas lixeiras distribuídas em todo o órgão e que não esteja contaminado por líquidos, é destinado ao sustento de cerca de 1,3 mil famílias de catadores associados à Central de Catadores de Lixo - CENTCOOP.

A ação, além de viabilizar o descarte correto de materiais poluentes, é voltada ao resgate da cidadania dessa parte da população, e atende ao Decreto-Lei 5.940/2006, da Presidência da República, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, na fonte geradora, e sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

TJDFT: Decidimos Viver Direito