TJDFT dá posse a advogada e completa quadro de desembargadores

por ACS — publicado 2012-06-22T00:00:00-03:00
Tomou posse na tarde desta sexta-feira, 22/6, no cargo de Desembargadora do TJDFT, a advogada Simone Costa Lucindo Ferreira. Com isso, a Justiça local passa a contar com 40 magistrados na 2ª Instância, conforme estabelece a Lei nº 12.434/11, de 30 de junho de 2011, que ampliou o quadro de desembargadores do Tribunal.

A solenidade de hoje foi conduzida pelo Presidente do TJDFT, Desembargador João de Assis Mariosi, que após empossar a nova desembargadora, condecorou-a com a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e Territórios, no grau Grão-Colar.

Em breves palavras, o Desembargador Mariosi saudou a empossada, congratulando-se por ter entre os integrantes da Casa, mais um membro da advocacia, de notório saber jurídico e reputação ilibada, que irá deixar saudades na Procuradoria (nos últimos três anos, Simone Lucindo ocupava o cargo de Procuradora-Geral Adjunta do Distrito Federal).

Em seu discurso, o Presidente também ressaltou as qualidades femininas, de mãe e mulher, que certamente influenciarão o modo de julgar da Desembargadora, lembrando que ela é o segundo membro mais jovem a ingressar na 2ª Instância do TJDFT, a primeira desembargadora oriunda da OAB/DF e a primeira nomeada por uma Presidenta.

Destacando a origem da desembargadora, mineira de Manhuaçu, falou "Vossa Excelência vem das Alterosas, lá da região das grandes chuvas e grandes águas de Manhuaçu (amanha+Açu - Rio Grande) Veja o nosso destino: Mariana era a capital da província das Minas Gerais e o signo da Justiça de 1.750, talvez do grande escultor e entalhador Francisco Lisboa - o Aleijadinho, foi colocado no solário da cadeia, hoje praça Minas Gerais, maior conjunto arquitetônico barroco do Mundo: Igrejas do Carmo e de São Francisco pelos lados e, de frente a cadeia pública, encimada pela Câmara de Vereadores - Naquele tempo os Vereadores trabalhavam na cadeia. No entanto, o que importa é a singular visão da justiça do grande mestre. A Justiça não tinha cabeça, nem a parte inferior do corpo: somente dois braços de ferro, bem abertos, com um facão no lugar do sabre, na mão direita e a balança sem fiel na esquerda. Encimava este ser uma esfera indicando o mundo e a coroa lusitana. Nesse pelourinho, o facão empunhado era também advertência de castigo para o fugitivo, que tinha seccionada a panturrilha para não fugir novamente". Acesse aqui a íntegra do discurso.

A desembargadora Simone Lucindo irá reforçar a atuação na área cível do TJDFT, integrando a 1ª Turma e a 1ª Câmara Cível deste Tribunal.