Acusado de matar amigo com quem teria fumado maconha é condenado no Gama

por ACS — publicado 2012-05-29T00:00:00-03:00
O Tribunal do Júri do Gama condenou, hoje (29/5), a onze anos e três meses de reclusão, um rapaz de 24 anos acusado de matar um amigo com quem teria fumado maconha. A pena deve ser cumprida em regime inicial fechado e, ao final do julgamento, foi decretada a prisão do réu, que permanecera em liberdade durante a instrução criminal.

De acordo com a sentença, a prisão cautelar do rapaz, que já ostenta outra condenação por homicídio qualificado, "é medida que se impõe, pois o Réu demonstra ser pessoa violenta e agora, confirmados os indícios que o incriminaram, com maior razão ainda deverá permanecer segregado".

Hoje, o acusado P.H.D.F. foi condenado por homicídio e porte ilegal de arma de fogo (artigos 121, caput, do Código Penal, e 14 da Lei nº 10.826/2003). O jovem morador de Santa Maria trabalhava como auxiliar de mecânica de automóveis e não ficou esclarecido o motivo do crime pelo qual foi sentenciado.

Narrou a denúncia no início do processo que "entre as 12h do dia 17 de outubro de 2008 e as 4h do dia 18 de outubro de 2008 (...), o denunciado, querendo matar, efetuou disparo de arma de fogo contra a vítima Marcos Medeiros Carvalho, levando-o a óbito". Marcos tinha 19 anos e foi baleado na cabeça dentro de sua casa, no Setor Leste do Gama. Sustentava o Ministério Público que o acusado teria praticado o crime e utilizado recurso que dificultou a defesa da vítima, uma vez que "se aproveitou da amizade que possuía com o ofendido e o atraiu para a própria residência dele, para lhe apanhar de maneira desprevenida e ceifar-lhe a vida". A circunstância, no entanto, não foi acatada como qualificadora na sentença de pronúncia.