Escola de Administração Judiciária sob nova Direção

por ACS — publicado 2012-05-17T00:00:00-03:00

Desde o dia 4 de maio de 2012, a Escola de Administração Judiciária - Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro conta com um novo Diretor-Geral dos Cursos e das Atividades de Aperfeiçoamento de Magistrados: o desembargador do TJDFT George Lopes Leite. A designação aconteceu por meio da Portaria GPR 576, de 2 de maio de 2012, publicada no DJ-e em 4/5. O novo Diretor assumiu o cargo ocupado anteriormente pelo desembargador Mario Machado, que deixou o cargo após quatro anos e que toma posse no próximo dia 23/5, como Presidente do TRE -DF.

Para o novo Diretor-Geral a Escola de Administração Judiciária é importante para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das carreiras dos magistrados e servidores do TJDFT: "No carrossel vertiginoso do mundo globalizado e em constante mutação, novos questionamentos éticos, morais e filosóficos se sucedem a cada momento, originando novas leis que sempre deságuam em novas demandas ao Poder Judiciário, o qual, por seu turno, é compelido a criar incessantemente novas jurisprudências sobre antigos e atuais temas. Por isto, é crescente a necessidade de os juízes e seus auxiliares desviarem um pouco - só um pouquinho, que é para não se afogarem nas demandas represadas - a atenção aos processos para se deter, aqui e ali, em momentos de reflexão sobre essas transformações e os impactos que provocam num País em desenvolvimento, com desigualdades extremas e desafios hercúleos que precisam ser enfrentados. Nesse contexto o Instituto Luiz Vicente Cernicchiaro se apresenta como espaço privilegiado para reflexão e discussão dos temas que angustiam a todos, principalmente àqueles a quem é dado decidir conflitos interpessoais dos cidadãos entre si e nas relações com o Estado" afirmou.

Sobre as ações desenvolvidas pela Escola em prol da aproximação da população do DF com o Judiciário, o desembargador George destaca que também é papel da Escola Judiciária auxiliar e contribuir com o TJDFT no objetivo sempre alardeado por seus dirigentes de aproximação com o povo, facilitando o acesso à Justiça e se dando a conhecer por inteiro, com transparência e propiciando a compreensão dos complexos fatores que interferem na prestação jurisdicional.

Em sua gestão o desembargador destaca a intenção de ampliar ações implementadas nos últimos tempos, realizando eventos, congressos e seminários e procurando, sempre que possível, interagir com outros segmentos do Estado e da sociedade civil na busca de parcerias e soluções comuns que possam atender a todos. "Procurar-se-á ampliar essas ações com pesquisas capazes de contribuir na formulação de políticas públicas em áreas sensíveis, como a da questão penitenciária, drogas e suas relações com a violência e a criminalidade, o problema da morosidade judicial e outros temas relevantes".

A Escola de Administração Judiciária - Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro foi criada por meio da Resolução nº8/2008 e inaugurada em 2009. Desde então foi dirigida pelo desembargador Mário Machado. Durante este período, a Escola alcançou grandes conquistas que a consolidaram e contribuíram para o aperfeiçoamento de magistrados e servidores do TJDFT. A Escola também abriu as suas portas para o público externo tratando de temas de interesse da sociedade.

O desembargador George Lopes Leite, que assumiu a direção da escola, é Professor de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB desde abril de 1996. Tomou posse como desembargador do TJDFT em outubro de 2006. Natural de Mossoró, Rio Grande do Norte, ele tomou posse na magistratura do Distrito Federal como juiz de Direito em agosto de 1988. Atuou na Vara Cível da 1ª Circunscrição Judiciária do Território Federal de Roraima, e na Circunscrição Judiciária de Boa Vista e Caracaraí. Foi titular da Vara de Execuções Criminais do DF e da 2ª Vara de Delitos de Trânsito de Brasília. Foi Presidente da Amagis/DF, membro titular do TRE/DF e Ouvidor-Geral do mesmo Tribunal, integrou ainda, a Comissão Apuradora no Referendo Sobre Comércio de Armas em 2005.