Finalizada correição inspecional na área cível do Fórum do Paranoá

por ACS — publicado 2012-05-10T00:00:00-03:00

Foi concluída hoje (10/5) a correição inspecional ordinária realizada nas Varas Cível e de Família do Fórum da Circunscrição Judiciária do Paranoá. A correição teve início no dia 2 de maio e durante os sete dias de trabalho foram inspecionados 2.881 autos de processos. Numa etapa posterior será realizada inspeção também nas Varas Criminais.

Na próxima semana, o Núcleo de Atividade Correicional e Inspeção Judicial - NUCOJ dá continuidade aos trabalhos, iniciando a correição no Fórum de Planaltina. Até dezembro deste ano, a Corregedoria pretende vistoriar 100% dos feitos em tramitação em sete Circunscrições Judiciais do DF, a saber: Paranoá, Planaltina, Sobradinho, Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Santa Maria e Ceilândia.

As atividades no Fórum de Planaltina devem obedecer à seguinte programação:
14 a 21/05 - Primeira Vara Cível;
22 e 23/05 - Primeira Vara de Família;
24 e 25/05 - Segunda Vara de Família; e
28 a 30/05 - Primeiro Juizado Especial Cível.

O avanço nas correições inspecionais tem se dado principalmente devido ao grau de cooperação estabelecido entre os servidores dos cartórios e do NUCOJ. Outra medida que tem contribuído para o bom andamento dos trabalhos foi a criação de uma equipe de pré-saneamento, que tem por objetivo fazer uma verificação prévia e eventuais correções de alguns dos itens que serão correicionados como: cadastramento de advogados, descadastramento de documentos juntados, verificação da numeração de folhas, etc.

O cronograma das correições inspecionais de 2012 está contido na Portaria GC 44/2012, que estabelece, ainda, que durante o período de correição, o atendimento nas Varas será mantido, não havendo suspensão de prazos, interrupção de distribuição ou remarcação das audiências previamente designadas, a fim de não causar prejuízo às partes e seus procuradores.