Iniciada correição inspecional no Fórum do Paranoá

por ACS — publicado 2012-05-02T00:00:00-03:00

Teve início nesta quarta-feira, 2/5, na Vara Cível do Paranoá, procedimento de correição inspecional ordinária previsto na Portaria GC 44/2012. Nessa primeira etapa, a ação visa correicionar cerca de 1.900 feitos em tramitação naquela serventia. Na sequência, serão vistoriadas a 1ª e a 2ª Vara da Família do Paranoá, respectivamente.

O trabalho de inspeção é feito pelos servidores do Núcleo de Atividade Correicional e Inspeção Judicial - NUCOJ, subordinado à Corregedoria da Justiça do TJDFT, e segundo sua Supervisora, "está correndo tudo dentro da normalidade".

A atividade correicional está prevista no Provimento Geral da Corregedoria do TJDFT e objetiva a apuração e prevenção de irregularidades, o aprimoramento dos serviços cartorários e a eficiência na prestação jurisdicional.

Conforme a Portaria acima citada, a correição inspecional deve alcançar, ainda, neste ano de 2012, outras seis Circunscrições Judiciárias do DF, na seguinte ordem: Paranoá, Planaltina, Sobradinho, Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Santa Maria e Ceilândia.

A fim de sistematizar o trabalho, tornando-o mais produtivo, a Corregedoria optou por correicionar inicialmente toda a área cível, para, só depois, realizar os procedimentos na esfera criminal.

Durante o período de correição, o atendimento nas Varas será mantido, não havendo suspensão de prazos, interrupção de distribuição ou remarcação das audiências previamente designadas, a fim de não causar prejuízo às partes e seus procuradores.