Inscrições para a nona edição do Prêmio Innovare terminam no dia 31/5

por ACS — publicado 2012-05-28T00:00:00-03:00
As inscrições para a nona edição do Prêmio Innovare terminam esta semana, na quinta-feira, 31/5. O Prêmio revelará este ano iniciativas ligadas a "Desenvolvimento e Cidadania" e "Justiça e Sustentabilidade", em apoio à Rio+20, conferência da ONU que reunirá no Rio de Janeiro líderes do mundo todo para discutir meios para diminuir o impacto da humanidade na Terra. As inscrições estão sendo realizadas pelo site www.premioinnovare.com.br.

Na próxima quarta-feira, 30/5, o Instituto Innovare realizará, às 16h, no auditório da OAB/RS um evento inédito com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, do ministro Cezar Peluso (STF) e dos diretores da instituição, Carlos Araújo e Sérgio Renault. Na ocasião, serão apresentados os temas da IX edição do Prêmio Innovare.

Em nove anos de atuação, o Innovare acumula mais de três mil práticas inscritas e totabiliza mais de 40 práticas premiadas. Em 2005, o TJDFT foi vencedor do II Prêmio Innovare, com o Programa Justiça Comunitária, ação pioneira e inovadora do Tribunal do DF, hoje modelo adotado pelo Ministério da Justiça, em expansão para todo o país.

Os interessados concorrem à R$50.000,00 (exceto a categoria Tribunal) e podem se inscrever anualmente em seis categorias: Advocacia, Juiz, Ministério Público, Prêmio Especial (que também oferece ao vencedor um intercâmbio para conhecer de perto o sistema judiciário de outros países em parceria com a International Bar Association - IBA), Defensoria Pública e Tribunal.

O Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos, localizada em Botafogo (Rio de Janeiro) e tem por objetivo o desenvolvimento de projetos para pesquisa e modernização da Justiça Brasileira, além de disseminar as práticas identificadas pelo Prêmio Innovare.

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, da Associação Nacional dos Defensores Públicos, da Associação dos Juízes Federais do Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil, e da Associação Nacional dos Procuradores da República, com o apoio das Organizações Globo.

Durante o ano, consultores parceiros do Innovare se dedicam a visitar as práticas inscritas para avaliarem as diretrizes e sua adequação aos requisitos do Instituto Innovare. O resultado da visita dos consultores é, então, estudado pela Comissão Julgadora formada por nomes de grande peso para o judiciário, que tem a legitimidade de determinar qual prática, de fato, preenche as características necessárias para ser contemplada com o Prêmio Innovare.