Mediação e Conciliação do TJDFT são temas de palestra na OAB/DF

por ACS — publicado 2012-05-15T00:00:00-03:00
"A mediação e a conciliação no TJDFT - Funcionamento, Perspectivas, Oportunidades e Desafios" será o tema da palestra proferida pelo Coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do TJDFT, Marcelo Girade, nesta quarta-feira, 16/5, às 19h.

A palestra acontecerá no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA), edifício Maurício Corrêa, na 516 Norte. Os participantes terão direito a certificados de 4 horas aula e será arrecadada uma lata de leite em pó, na recepção do evento, para doação a instituições de caridade.

Em março deste ano, o TJDFT realizou seminário Mediação e Conciliação - Reflexões e Desafios, do qual participaram autoridades de diversos tribunais - inclusive de instâncias superiores -, Ministério Publico, Defensoria, OAB/DF, estudantes e operadores do Direito. Na ocasião, o então presidente do Judiciário local reafirmou o compromisso do TJDFT, com a sociedade, de trabalhar pela paz social.

Inscrições para a palestra "A mediação e a conciliação no TJDFT" podem ser feitas no sítio www.oabdf.org.br. Mais informações pelos telefones 61 3035-7243 e 3035-7221.


Saiba Mais

O Núcleo de Mediação e Conciliação e os Centros de Solução de Conflitos e Cidadania do TJDFT foram criados em novembro de 2011, em atenção ao disposto na Resolução 125 do CNJ, que dispõe sobre a Política Nacional de tratamento adequado de conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. Entre as competências definidas para os setores estão: realizar conciliações e mediações processuais e pré-processuais nas áreas cível, família, previdenciária, fazendária, juizados especiais cíveis e de fazenda pública; receber e orientar os cidadãos quanto ao adequado encaminhamento do seu conflito, sempre primando pela realização de acordos em prol da resolução pacífica das lides.