Memorial do TJDFT aberto ao público das 12h às 19h até essa sexta-feira

por ACS — publicado 2012-05-17T00:00:00-03:00
Nesta sexta-feira, dia 18 de maio, encerra a presença do TJDFT na 10ª Semana Nacional de Museus, que reúne os grandes museus de todo país. Neste ano são 1.114 instituições que particpam do evento, e esta é a segunda vez que o TJDFT integra a Semana.

Os cidadãos que desejam conhecer um pouco da história da Justiça do DF, que remonta o primeiro Tribunal do País, ainda em Salvador-BA, tem até amanhã, dia 18, para realizar visitas guiadas ao Memorial TJDFT - Desembargadora Lila Pimenta Duarte, inaugurado em abril de 2010 em comemoração ao cinquentenário do TJDFT. As visitas podem ser agendadas por meio dos telefones(61) 3103-5893/5894 ou por e-mail: memoria@tjdft.jus.br.

Os visitantes poderão apreciar livros, fotos, móveis, togas, esculturas e outras peças históricas, além de duas exposições: "TJDFT - Imagens do Passado e Presente" e "TJDFT - A Trajetória do Judiciário do Distrito Federal". Também terão a oportunidade de assistir a um vídeo histórico sobre a história dos 50 anos da Justiça na Capital Federal.

A 10ª Semana Nacional de Museus começou no último dia 14 e termina neste domingo dia 20 de maio em todo o país. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Durante toda a Semana Museus cerca de 3.420 atividades aconteceram em instituições de todo o país.

O evento, que acontece anualmente, neste ano teve como tema "Museus em um Mundo em Transformação - novos desafios, novas inspirações". O ano de 2012 comemora também um marco da museologia mundial: os 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile/1972, quando uma nova proposta de fazer museal foi apresentada ao mundo.


Memorial Desembargadora Lila Pimenta

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte foi inaugurado em abril de 2010 em comemoração ao cinquentenário do TJDFT. O nome da Desembargadora Lila Pimenta Duarte foi escolhido e aprovado por unanimidade em sessão do Tribunal Pleno, em setembro de 2009.

Confira a programação do evento em todo país (clique aqui).