Servidor do TJDFT obtém bons resultados em preparatória para jogos de Londres

por ACS — publicado 2012-05-23T00:00:00-03:00
O servidor do TJDFT e atleta paraolímpico Sérgio Fróes Ribeiro de Oliva esteve este mês na Alemanha participando de mais uma competição preparatória para os Jogos Paralímpicos de Londres, que acontecem entre 29 de agosto e 9 de setembro. Sérgio volta ao Brasil celebrando bons resultados - 2º lugar na prova "team test" (teste por equipe), 4º lugar no "individual test" e 4º lugar no "free style" (estilo livre com música), no qual obteve mais de 70% de aproveitamento. (Assista ao vídeo da prova, com a caixa de som ligada). Concorrendo com 12 conjuntos de vários países, o atleta competiu com o cavalo Rossini, de sela francesa.

Sérgio foi classificado para competir em Londres após a última seletiva para o evento que aconteceu em janeiro deste ano na Espanha. Na ocasião, ele obteve o 2º lugar na prova warmup, o 6º na individual e o 3º no estilo livre com música, na cidade de Marti de Vell. Em 2008, ele competiu nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, na China, conquistando o 8º lugar no individual e no estilo livre com música.

Aos 29 anos, sete deles integrando a seleção brasileira, o atleta ostenta os títulos de campeão brasileiro, panamericano e mundial na modalidade adestramento paraequestre.

Até o final do ano passado, Sérgio competia com dois cavalos emprestados,o Ringo Star Pioneiro e o Artemix. Diante da necessidade de aposentar Ringo Star, o atleta promoveu uma rifa com o propósito de angariar fundos para adquirir um outro animal. Duas mil e quinhentas pessoas, muitas delas colegas de trabalho, aderiram à empreitada e ele agora procura o animal ideal para competir em Londres.

O apoio ao servidor com deficiência não se resume aos colegas do TJDFT. Em 2009, foi criado o Núcleo de Inclusão - NIC, vinculado à Presidência da Casa, com a responsabilidade de planejar, implementar e promover ações integradas de inclusão no âmbito do Tribunal. Nesses quase três anos de atuação, o NIC já promoveu cursos de capacitação para gestores e funcionários terceirizados, exposições de arte e pesquisas de necessidades, entre outras iniciativas.