Servidores do TJDFT prestigiam palestra no Dia Mundial sem Tabaco

por ACS — publicado 2012-05-31T00:00:00-03:00
Servidores do TJDFT prestigiaram nesta quinta-feira, 31/5, a palestra Os efeitos do Fumo na Saúde Bucal, com a periodontista da Secretaria de Saúde do Tribunal (SESA), Dra. Leandra Alves Ferro. O evento marcou as comemorações do Dia Mundial sem Tabaco no TJDFT, que é celebrado em todo o mundo no dia de hoje. O evento aconteceu no Auditório da Amagis, no 10º andar do Bloco B.

Durante a palestra, a especialista chamou a atenção para os malefícios que o fumo trás para a saúde bucal e as vantagens de deixar o cigarro para renovar os dentes e a auto-estima. "Quem não quer ter um sorriso lindo de volta? Aqueles que aceitam o desafio, podem conquistar um novo sorriso e diminuir consideravelmente as chances de ter doenças graves, como o câncer de boca", assegurou a dentista.

Segundo a palestrante, vale a pena abandonar os velhos hábitos para ter um sorriso bonito, já que os fumantes costumam ter mais recessões gengivais, mudança na coloração dos dentes, placa bacteriana, além de estarem mais sujeitos ao câncer de boca, halitose e prejuízo na estética. O fumo acelera a periodontite, tanto que os fumantes têm 11 vezes mais chances de desenvolver a doença.

Além disso, as pessoas que fumam têm mais chances de ter interferência na cicatrização pós-cirúrgica, e o fumo é considerado a maior causa de insucesso nos implantes. Mas um prognóstico positivo se aproxima. Estatísticas mostram que depois de um ano sem cigarro, o paciente tem resultados nos tratamentos odontológicos iguais a quem nunca fumou. E mais: o índice de sucesso nos implantes de ex-fumantes é semelhante aos dos não fumantes. O risco de câncer de boca decresce em ex-fumantes após dez anos do abandono do fumo.

A odontologia, segundo a especialista, pode tirar a pessoa de uma condição sofrível quanto à saúde bucal e encaminhá-la para uma condição favorável. Num primeiro momento é importante reverter lesões, se houver, e quando necessário melhorar a posição dos dentes, fazer enxerto de gengiva e clareamento. Ao final, a dentista deixou uma frase para reflexão: "O único cigarro que não lhe faz mal é aquele que você não fuma".

A palestra faz parte da Campanha de Prevenção, Conscientização e Combate ao Tabagismo, realizada pela Secretaria de Saúde do TJDFT (Sesa), por meio da Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar (CAM).

Todos os anos, o Tribunal realiza atividades que a visam a despertar nos servidores e magistrados a consciência quanto aos malefícios do fumo. Além da palestra, a Sesa propôs aos servidores do TJDFT para esta quinta-feira o desafio de 24h sem fumo. Em agosto, esta previsto a formação de grupos de controle e combate ao fumo.