Tentativa de homicídio por represália à paquera leva réu a júri

por ACS — publicado 2012-05-03T00:00:00-03:00
Um rapaz de 21 anos será julgado pelo Tribunal do Júri de Brasília, na próxima terça-feira (8/5), a partir das 9h, sob a acusação de tentativa de homicídio. O motivo do crime tentado teria sido uma represália ao fato de o irmão da vítima ter paquerado sua namorada.

De acordo com a denúncia, "no dia 09 de novembro de 2008, por volta das 18h30min, na Avenida Central, via pública (...), Vila Planalto, Brasília/DF, o réu, J.C.M.M., (...), utilizando-se de uma arma de fogo, desferiu disparos contra a vítima A.A.S." O crime, para o Ministério Público, foi praticado por motivo fútil e com uso ilegal de arma de fogo.

Consta do processo que no dia dos fatos, dois irmãos da vítima teriam iniciado uma conversa com duas garotas, uma delas a namorada de J.C.M.M. Ao serem informados de que as moças eram compromissadas, os rapazes teriam se retirado do local. Em seguida, o réu, na companhia de amigos, teria perseguido os rapazes para agredi-los, sendo, no entanto, impedidos pela vítima. Momentos depois, quando A.A.S já se dirigia para sua residência, J.C.M.M. teria se aproximado e atirado contra o rapaz.

Ao ser interrogado, o réu confirmou parcialmente os fatos descritos na denúncia, mas alegou legítima defesa. Disse que atirou por estar na iminência de ser agredido pela vítima e por outras pessoas.

J.C.M.M. foi pronunciado para ir a julgamento popular responder por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido (artigo 121, § 2º, inciso II, c/c artigo 14, II ambos do Código Penal e art. 14, da Lei 10826/03).