TJDFT recebe visita de juízes do Chile e Uruguai

por ACS — publicado 2012-05-31T00:00:00-03:00
O TJDFT recebeu nesta quinta-feira, 31/05, a visita de magistrados e servidores do poder judiciário do Chile e do Uruguai. A visita fez parte da 5ª edição do Programa Joaquim Nabuco. Os visitantes foram recebidos pelo Presidente do Tribunal, Desembargador João de Assis Mariosi.

O Programa Joaquim Nabuco preza pela criação de um espaço de diálogo na área jurídica entre os países do Mercosul e tem o objetivo de estimular o conhecimento mútuo das realidades jurídicas do bloco. O Programa foi criado pelo Supremo Tribunal Federal.

Participaram da visita: Raúl Antonio Orellana Placencia, Juiz de Trabalho de San Carlos do Chile; Claudio Alejandro Campos Carrasco, Juiz de Letras, Garantía y Familia de Collipulli do Chile; Sunié Rosario Matienzo Tordoya, Chefe da Unidade de Serviços da Vara de Familia de Arica do Chile; Carola Loreto Areyte Velásquez, Servidora da 1ª Vara Civil de Puerto Montt do Chile; Mónica Etcheverry, Diretora do Instituto Técnico Forense do Uruguai.

O juiz assistente da Presidência do TJDFT James Eduardo de Oliveira falou sobre o sistema jurídico brasileiro, especialmente sobre os juizados especiais. "Os juizados resolvem causas mais simples, de até 40 salários mínimos. Neles a tramitação é bem mais rápida".

O juiz assistente também falou sobre o Plano Estratégico do TJDFT. "O plano vai de 2010 a 2016, são 6 anos. Ele contém os projetos mais importantes do Tribunal. Um desses projetos é o processo de expansão do poder judiciário. Atualmente, temos 4 fóruns em construção. Outro projeto que está no plano estratégico é a implantação do processo eletrônico digital. Pretendemos digitalizar, a princípio, os processos dos juizados especiais e os processos de agravo de instrumento e depois os demais", declarou o juiz.