2ª Semana de Conciliação de 2012 busca acordos entre o BRB e clientes

por ACS — publicado 2012-03-12T00:00:00-03:00
Teve início nesta segunda-feira, 12/3 e segue até sexta, 16/3, a 2ª Semana de Conciliação de 2012 do TJDFT. Desta vez, serão promovidos acordos entre o Banco de Brasília - BRB e seus devedores. O objetivo é promover e estimular a resolução pacífica de conflitos, por meio do consenso entre as partes envolvidas.

Até o momento, cerca de 970 processos foram selecionados para a audiência de conciliação, que contará com 40 conciliadores, entre servidores do Tribunal e da Defensoria Pública, estagiários e estudantes de direito voluntários. As partes envolvidas estão sendo intimadas para comparecerem no dia e horário marcados.

Como na primeira edição da Semana, serão 27 bancas de atendimento, sendo 25 para processos que tramitam na 1ª Instância e 2 para autos em grau de recurso, 2ª Instância. Cada banca atenderá 10 processos, com intervalos de 40 minutos entre os pregões.
Segundo a Juíza Marilza Gebrim, Coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC do TJDFT, "a expectativa é de que, durante os cinco dias de trabalho, o percentual de acordos seja representativo como os 96% alcançados na primeira Semana de Conciliação do TJDFT de 2012 realizada em fevereiro, com o BRB Cartões".

Parceira da Semana, a Defensoria Pública do DF, por meio do Coordenador Rildo Paulo, elogiou a iniciativa do TJDFT, como "apropriada e eficiente para solucionar uma quantidade maior de conflitos." Na abertura da Semana, ele anunciou que a Defensoria também pretende instalar um Núcleo de Mediação de Conflitos.

Para o representante do BRB, Wellington de Paula, "A expectativa do BRB nesta semana é superar os números do último movimento de conciliação realizado com o banco, em 2011, tanto em valores, quanto na presença dos clientes devedores. Para ele, a Semana do TJDFT "é uma grande oportunidade de reduzir, de forma definitiva, e com agilidade, o número de processos, além de fortalecer a imagem do banco perante à sociedade".

O evento é promovido pelo TJDFT, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB e do NUPEMEC e é realizado no 10º andar do Bloco "A", das 12h às 19h, sendo o último pregão às 18h.