Alunos da Universidade de Brasília intercambistas do Mercosul visitam o TJDFT

por ACS — publicado 2012-03-20T00:00:00-03:00
Alunos de graduação em Direito da Universidade de Brasília, intercambistas do Mercosul, conheceram nesta terça-feira, 20 de março, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Os estudantes foram recebidos, no Salão Nobre, pelo juiz auxiliar da Corregedoria do TJDFT, Pedro Yung-Tay, que realizou uma explanação sobre a organização e o papel do sistema judiciário do Brasil.

Os alunos, representando seus países de origem, Chile, Uruguai e Paraguai, fazem parte do programa de estágio do Supremo Tribunal Federal - STF. No início da visita os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo "Boas Vindas", destinado aos servidores que estão ingressando na Casa e precisam conhecer todo o funcionamento administrativo e judicial do TJDFT.

O juiz Yung-Tay explicou, durante sua apresentação, sobre a estrutura organizacional da Justiça local. Os estagiários conheceram de perto um pouco da realidade do TJDFT e as prerrogativas dos juízes e dos desembargadores. O magistrado discorreu ainda sobre a competência de cada Vara e das Turmas de 2ª instância.

Ao final, os alunos elaboraram perguntas que também foram esclarecidas pelo Juiz da Corregedoria. Os questionamentos foram referentes ao tempo médio de julgamento de processo, tratamento de crimes envolvendo adolescentes, demanda de ações, meios alternativos para resolução de conflitos, relação com outros tribunais e a parceria do Tribunal com o Conselho Nacional de Justiça.