Atleta servidor do TJDFT é destaque no Jornal de Brasília

por ACS — publicado 2012-03-22T00:00:00-03:00
O servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e atleta na modalidade de hipismo, Sérgio Froes Ribeiro de Oliva, foi destaque na edição de hoje (22/3) do Jornal de Brasília. A matéria, publicada na editoria Torcida, página 55, apresenta o atleta como ensinando uma "lição de vida", ao conseguir superar as limitações impostas pela paralisia cerebral e construir uma carreira no esporte que lhe dá direito a representar o Brasil, pela segunda vez, em uma olimpíada.

Sérgio foi classificado para competir nos Jogos Paraolímpicos de Londres após a última seletiva para o evento que aconteceu em janeiro deste ano na Espanha. Na ocasião, ele obteve o 2º lugar na prova warmup, o 6º na individual e o 3º no estilo livre com música, na cidade de Marti de Vell. Em 2008, ele competiu nos jogos de Pequim, na China, conquistando o 8º lugar no individual e no estilo livre com música.

Em outubro do ano passado, Sérgio foi premiado na Copa Brasil de Adestramento, que aconteceu aqui em Brasília, vencendo competições por equipe, individual e estilo livre com música. Com o resultado, conseguiu índice para competir na Espanha e brigar pela vaga que conquistou.

No próximo sábado (24/3), Sérgio embarca para a cidade de Deauville, na França, onde participa, dos dias 28 a 31, ao lado dos atletas Marcos Alves e Vera Lúcia Mazzilli, de uma competição preparatória para os jogos de Londres. De volta a casa, participará, de 18 a 22 de abril, de mais uma competição internacional, aqui em Brasília, como preparação para Londres.

Sérgio, 29 anos, trabalha no gabinete do Corregedor de Justiça do TJDFT, desembargador Sérgio Bittencourt. Há sete anos integrando a seleção brasileira, o atleta ostenta os títulos de campeão brasileiro, panamericano e mundial na modalidade adestramento paraequestre. Ele costuma dizer que a maior emoção de sua vida foi poder subir ao lugar mais alto do pódio, ser coroado campeão mundial e ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Até o final do ano passado, Sérgio competia com dois cavalos emprestados,o Ringo Star Pioneiro e o Artemix, com o qual venceu as provas de Brasília. Diante da necessidade de aposentar Ringo Star, o atleta promoveu uma rifa com o propósito de angariar fundos para adquirir um outro animal. Duas mil e quinhentas pessoas, muitas delas colegas de trabalho, aderiram à empreitada e ele agora procura o animal ideal para competir em Londres.

O apoio ao servidor com deficiência não se resume aos colegas do TJDFT. Em 2009, foi criado o Núcleo de Inclusão - NIC, vinculado à Presidência da Casa, com a responsabilidade de planejar, implementar e promover ações integradas de inclusão no âmbito do Tribunal. Nesses quase três anos de atuação, o NIC já promoveu cursos de capacitação para gestores e funcionários terceirizados, exposições de arte e pesquisas de necessidades, entre outas iniciativas.